Pular para o conteúdo

Carrapato: Conheça os Sintomas, Tratamento e Como Prevenir


Achou um carrapato no seu cachorro? Cuidado! Esses parasitas podem transmitir doenças sérias e comprometer a saúde do seu melhor amigo. Carrapatos são um sinal de alerta, além de causar incômodos e possíveis alergias nos cães, eles são transmissores de uma doença perigosa conhecida como doença do carrapato.
O doutor Marcelo Quinzani do hospital veterinário Pet Care vai tirar nossas dúvidas sobre o assunto.
O que é a doença do carrapato?
“Doença do carrapato” é o nome genérico para aquelas doenças transmitidas pela picada do carrapato. Existem pelo menos quatro doenças importantes no Brasil: febre maculosa, erliquiose, anaplasmose e babesiose. Para os cães, as doenças importantes e conhecidas como “doença do carrapato” são a erliquiose e a babesiose.
Qualquer carrapato pode transmitir doenças?
Não, na verdade, é o carrapato que tem que estar contaminado com o parasita para transmitir a doença. Muitas vezes, o cão vai pegar um carrapato e ter uma infestação de carrapatos, mas se esse carrapato não estiver infectado com o parasita, ele só vai ter um incômodo e coceira. Se o carrapato estiver infectado, ele vai passar o parasita para o cão, contaminando-o. Um cão contaminado desenvolve a doença do carrapato. Além dos cães, os gatos também podem contrair a doença, mas é muito raro.
Quais são os sintomas que o cachorro pode apresentar ao contrair a doença?
Vai depender da fase em que ele está com a doença. Os parasitas mais comuns no meio urbano são a erliquiose e a babesiose. Na fase inicial, na primeira semana até a terceira semana, o animal vai apresentar aqueles sintomas que definimos como “tristeza parasitária”, como febre, dor articular, aumento do baço e manchas na pele. Geralmente, as manchas são mais visíveis na região da orelha, barriga e gengiva. Nesse período, o animal realmente estará doente, mas é um período curto da doença, que pode durar no máximo três semanas. Passado isso, ele entra na fase subclínica, que pode durar meses até anos. Nessa fase, o animal não apresenta sintomas clínicos. Já na fase crônica, que é a última fase da doença, o animal realmente terá sinais evidentes de que está doente, como mucosa mais pálida e queda do número de plaquetas.
Como é feito o tratamento da doença?
O tratamento é relativamente simples. Quanto antes iniciar o tratamento, melhor, pois é mais eficiente na fase aguda. O tratamento é feito com antibióticos por cerca de quatro semanas. Além disso, um antiparasitário é utilizado para tratar outras doenças transmitidas por carrapatos e para traçar alguns animais que têm uma atividade imunossupressora bastante evidente. As vezes, a cortisona também é usada.
Como prevenir a doença do carrapato?
A primeira providência é procurar um veterinário para escolher o método de prevenção mais adequado. Existem diversos medicamentos e produtos que podem ser usados no controle de carrapatos, desde medicamentos orais e tópicos até coleiras. Ainda é importante higienizar o ambiente em que o cachorro vive, eliminando os carrapatos que possam estar no ambiente.
Fique atento aos sinais de picadas e comportamento do seu cachorro, não deixe de compartilhar esse conhecimento com seus amigos que possuem pets.
Fonte: Doença do Carrapato – Sintomas, Tratamento e Prevenção por Petlove