Pular para o conteúdo

Carboidratos refinados: causam doenças cardiovasculares? Importância de uma alimentação balanceada.

E aí (Música) pessoal, Doutor Túlio Sperb aqui. No vídeo de hoje vamos conversar sobre o consumo de grãos refinados, um assunto polêmico na cardiologia em que não deveria ser. Quantas vezes você já foi no consultório de um cardiologista e ouviu ele falar para você ser cuidadoso com a gordura? Que a gordura te mata, que a gordura te pega, que a gordura entope seus vasos. Quantas vezes já ouviu o cardiolofista te falando para parar de comer queijo, picanha, carne gorda e bacon porque é tudo muito gordo e essa gordura entope seus vasos? Gente, nenhuma pesquisa até hoje conseguiu correlacionar diretamente o consumo dessas gorduras saturadas com desfecho cardiovascular. Se eu comer mais carne gorda, eu morro, mas eu infarto mais não. Não tem estudo comprovando isso. É mito!

Agora, eu posso sair comendo à vontade e está tudo certo, depende da individualidade genética e do contexto alimentar. Mas não saia fazendo orgia gastronômica, só comendo barriga de porco, bacon, ovo e queijo. Se alimentando disso o tempo todo, pode ser que você não metabolize tudo muito bem como acontece comigo. Vocês já sabem disso muito bem.

Mas o papo aqui é outro: você já ouviu muito pouco dos cardiologistas falando sobre açúcar, farinha de trigo e arroz. Infelizmente, queria ouvir mais. Existem inúmeras pesquisas, inclusive uma metanálise recente, que comprovam que as pessoas que consomem grãos refinados ou seja, carboidratos refinados em excesso, aumentam o risco de infarto e de morte. É claro que é uma loucura, afinal todo mundo fica falando da gordura e ninguém fala sobre açúcar. É hora de começarmos a pensar nisso.

Se você quer evitar um infarto, se você quer evitar a doença cardiovascular, se você quer viver mais e efetivamente afastar esse mal da tua vida, cuidado com a alimentação. Com relação à gordura, não consuma gorduras industrializadas de forma alguma. Já com relação aos carboidratos simples e refinados, o cuidado tem que ser redobrado, pois isso faz parte da nossa vida o tempo todo. Se você quer cuidar da tua saúde e não infartar, pare de comer carboidratos simples e refinados. As pesquisas são claras quanto a isso. Não obrigue seu coração, hein?! (Música)

Fonte: ARROZ, AÇÚCAR, FARINHA DE TRIGO: Carboidratos refinados podem causar doenças cardiovasculares? por Dr.Túlio Sperb