Pular para o conteúdo

Câncer do colo de útero: causas, sintomas e tratamentos

Olá, tudo bem? Você sabia que o câncer de colo de útero é o quarto câncer que mais causa a morte de mulheres no Brasil?

Então fique aí e depois da vinheta, vamos falar sobre isso. Também conhecido como câncer cervical, o câncer do colo de útero é causado por uma infecção sexualmente transmissível chamada papiloma vírus humano (HPV). A infecção pelo HPV é bastante comum, mas nem toda pessoa infectada por ele desenvolve o câncer. A doença acontece apenas quando há também alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Depois do câncer de mama e de colo retal, o câncer do colo de útero é o terceiro tumor maligno mais comum na população feminina e como eu comprovei lá no início, ele também é o quarto câncer que mais causa a morte de mulheres no Brasil. A área mais atingida pela doença é das mulheres de 45 a 50 anos, especialmente aquelas que iniciaram a vida sexual em idade precoce, que têm múltiplos parceiros e que fumam. Além delas, mulheres portadoras do HPV que utilizam pílula anticoncepcional combinada, aquela com dois hormônios, por mais de cinco anos, têm três vezes mais chances de desenvolver a doença.

O câncer do colo do útero pode não apresentar sintomas em sua fase inicial, mas quando já está em estágio avançado, é comum que ele provoque:

  • Um sangramento vaginal intermitente (aquele que vai e volta) ou após relação sexual
  • Secreção vaginal anormal, mais grossa ou mais fina do que o que você está acostumada, nas cores cinza, verde, amarela ou marrom e com cheiro diferente do comum
  • Dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais

Caso você apresente alguns desses sinais, procure o serviço de saúde o mais rápido possível. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor as possibilidades de tratamento.

E atenção, a principal forma de transmissão do HPV, vírus que pode causar o surgimento do câncer do colo de útero, é sexual. Assim, o melhor jeito de prevenir a infecção é o uso do velho e conhecido nosso, o preservativo interno e externo. Além disso, desde 2014, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem receber a vacina tetravalente contra o HPV, que está disponível no SUS. Pode parecer cedo, eu sei, mas tomar a vacina precocemente, mesmo antes do início da vida sexual, é fundamental para evitar o contágio e diminuir o risco de desenvolvimento da doença. A utilização da vacina pode prevenir até setenta por cento dos casos de câncer do colo de útero.

E mulheres de 25 a 64 anos, como fazer o papanicolau é o exame que ajuda a diagnosticar e prevenir o câncer de colo de útero, porque indica a presença de alterações causadas pelo HPV no tecido uterino. A ideia é que você realize o exame duas vezes consecutivas com intervalos de um ano entre elas e depois volte a repetir a cada 3 anos. Procure a UBS mais próxima de você para receber o encaminhamento para um especialista e se cuide, tá bom?

E antes de ir, não esqueça de curtir esse vídeo, compartilhá-lo com seus amigos, com sua família, apertar o sininho para você receber todos os nossos próximos vídeos. E até o próximo, nosso dona de mim é…

E aí?

Fonte: Causa, sintomas e tratamento: saiba tudo sobre o câncer do colo de útero | Dona de Mim por Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo SMS