Pular para o conteúdo

Câncer de mama: Anatomia, Drenagem Linfática e Fatores de Risco

Oi, bom dia galera! Meu nome é Evangelho e nessa vídeo-aula vou falar sobre o câncer de mama em conjunto com o professor Fernanda Fernanda. Ele vai abordar as drogas utilizadas no tratamento do câncer, enquanto eu vou falar sobre anatomia e fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama. No próximo vídeo, falarei sobre a incidência, sintomas e diagnóstico.

Para entender como funciona o desenvolvimento do câncer de mama, é importante entender os aspectos anatômicos e funcionais do tecido mamário. A mama é composta principalmente por tecido glandular mamário, preenchido por tecido adiposo. Há cerca de 15 a 20 lóbulos nesse tecido, que são subdivididos em compartimentos, chamados de ductos. É nesses dutos que o leite é produzido e conferem gorduras e proteínas fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da criança principalmente até o segundo ano de vida. A produção e ejeção do leite é mediada por hormônios.

A drenagem linfática das mamas é feita de forma importante para entender os tumores de mama, pois geralmente eles afetam os gânglios linfáticos axilares. A metade lateral da mama drena para os linfonodos axilares, enquanto a metade medial drena para os externos. Esse conhecimento é importante para o diagnóstico e remoção de linfonodo sentinela, que é o primeiro linfonodo afetado por células tumorais.

Os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama são vários, incluindo álcool, menarca precoce, menopausa tardia, obesidade e história familiar de câncer de mama. A hereditariedade corresponde a apenas 10% dos casos de câncer de mama e é importante fazer exames a partir dos 40 anos anualmente, especialmente em mulheres com histórico familiar da doença.

Os tumores de mama são divididos em tumores ductais e lobulares e em in situ e invasivos. Existem vários tipos de tumores, mas os principais são quatro, além do tumor inflamatório de tecido mole. É importante estar atento a esses tipos de tumores e exames preventivos para detecção precoce do câncer de mama.

Se você gostaria de saber mais sobre o tratamento medicamentoso do câncer de mama, assista ao vídeo do Professor Fernando clicando no link abaixo. Obrigado por assistir, inscreva-se no meu canal e na minha página do Facebook para receber atualizações.

Fonte: Câncer de mama: Anatomia, drenagem linfática e fatores de risco – Outubro Rosa – VídeoAula 087 por Anatomia Fácil com Rogério Gozzi