Pular para o conteúdo

Câncer Colorretal: O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos – Dr. Responde

Música

O câncer colorretal é a segunda neoplasia maligna mais frequente, cuja prevenção pode ser feita através do que chamamos de prevenção secundária. A prevenção secundária significa remover lesões precursoras dos pólipos que são encontradas durante o exame de colonoscopia.

Sabemos que alguns hábitos de vida e hábitos alimentares estão relacionados à proteção, por exemplo:

  • Ingestão de alimentos ricos em fibras;
  • Ingestão de alimentos não industrializados;
  • Baixa ingestão de gordura animal;
  • Em menor grau, a ingestão de alguns suplementos alimentares, como cálcio e vitamina D, parecem proteger contra o câncer de intestino.

Para os pacientes que têm o diagnóstico de câncer de intestino feito através de prevenção, a sobrevida é melhor do que quando se comparam esses pacientes aos pacientes que tiveram diagnóstico de câncer de intestino por sintoma. O câncer de intestino tem a sua frequência aumentada entre homens e mulheres, ou seja, para a população geral a partir dos 50 anos de idade, a história pessoal ou familiar de um pólipo ou a história pessoal ou familiar de câncer de intestino favorecem a ocorrência desse tumor.

Além disso, existem casos, porém muito mais raros, que são determinados por uma mutação genética que o paciente, que o indivíduo, a mulher podem herdar, e essa mutação pode estar presente ao nascimento.

De um modo geral, o principal sintoma em um paciente portador de câncer no intestino é a presença de sangramento na série. Para os tumores localizados mais no lado direito do intestino grosso, os sintomas, na sequência, são anemia, o emagrecimento, e para os casos muito avançados, a massa palpável no homem. Portanto, só pode ser diagnosticada por um médico.

Para os tumores situados no lado esquerdo do intestino ou mesmo no reto, ou seja, mais próximos ao ânus, os sintomas são mais frequentemente de alteração de ato intestinal e de sangramento retal.

O tratamento com intenção curativa é através do tratamento cirúrgico. Quando o tratamento inicial foi feito através de quimio e radioterapia, e avaliação da resposta ao tratamento indica que houve regressão completa, é possível não operar em até 20% dos casos. Por ocasião do diagnóstico de câncer de intestino, existem metástases. Para esses pacientes, é possível oferecer tratamento curativo. Sim, esse tratamento é mais classicamente oferecido após o tratamento do tumor primário.

Em alguns casos, também, o tratamento do câncer de intestino e o tratamento de câncer da sua metástase hepática podem ser feitos na mesma operação. Porém, somente para pacientes em um bom estado geral e para as instituições onde as duas equipes cirúrgicas estão disponíveis para realizar o tratamento cirúrgico combinado desses pacientes.

Fonte: Dr. Responde: câncer colorretal por Hospital Israelita Albert Einstein