Pular para o conteúdo

Cachorro pode comer ovo? Descubra se é indicado para tratar cinomose e parvovirose

E o ovo na alimentação dos cachorros?

No vídeo de hoje, vamos falar sobre o ovo na alimentação dos cachorros. Quase todas as vezes que vamos conversar sobre nutrição para cachorro, surgem perguntas relacionadas ao fornecimento de ovos para os cães: “Posso dar ovo cru ou cozido? Posso dar ovo com casca? Ou se não posso dar ovo com gema, ela tem que ser tirada?” A resposta fácil seria “sim”, pode estar só que nem todas as formas de fornecimento de ovos são benéficas para os cães.

Os ovos são uma fonte de proteína de altíssima qualidade e digestibilidade. É a proteína mais biodisponível que existe. A clara do ovo possui grande quantidade de albumina, proteína responsável por regular a densidade do sangue, que também colabora no transporte de várias substâncias, como cálcio, gorduras e magnésio. Essa proteína também é muito importante para o processo de ganho e reparação muscular.

O ovo também é uma importante fonte de selênio, enxofre e minerais fundamentais para a boa saúde da pele, unhas e pelo. Além de ser antioxidante, é uma substância que previne o envelhecimento precoce, previne certos tipos de câncer e também atua no fortalecimento do sistema imunológico.

A gema do ovo possui colina e vitamina muito importante para o funcionamento do cérebro, coração e músculos, e também luteína, que é responsável pela proteção dos olhos e da visão.

O ovo também é uma importante fonte de vitaminas. Podemos fornecer ovo de galinha, de pato, de codorna, enfim, de qualquer espécie de ave para os nossos animais. Você pode ficar à vontade para escolher e variar a espécie que você quiser.

A casca do ovo é aquela membrana interna que tem ali dentro da casca e também são benéficas para os cães. A casca do ovo é riquíssima em cálcio e também pode ser oferecida aos cães. O ideal é que a gente ofereça a casca do no formato de farinha. Tritura-se a casca do até ela virar um pó e coloca-se sobre o alimento do cachorro. Aquela membrana que tem ali dentro da casca do ovo possui substâncias que favorecem a saúde das articulações, a colagem, a condroitina e o ácido hialurônico. Essas substâncias são responsáveis por dar força e elasticidade e diminuir os processos inflamatórios nas articulações.

Sempre que a gente discutir o fornecimento de ovo, um dos componentes mais lembrados é o colesterol e, por conta disso, a gente associa algum malefício, algum prejuízo para a saúde. Mas a gente tem que lembrar que o colesterol é uma substância fundamental para o organismo e que ele participa de funções muito importantes, como por exemplo, na produção de hormônios e também na composição das membranas das células.

Uma coisa que a gente tem que destacar é que os cães metabolizam a gordura de forma diferente de nós, seres humanos. Eles não têm a tendência que nós temos de acúmulo de placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos. Por conta disso, eles não têm essa tendência que nós temos de desenvolver algumas doenças como, por exemplo, aterosclerose.

É muito difundida entre os tutores de cães a ideia de que o ovo de galinha serve como tratamento, como cura para animais que estão apresentando cinomose ou parvovirose. Mas o ovo de nenhuma espécie de diário submetida a nenhuma forma de preparo é eficaz no tratamento nem cinomose nem te parvovirose. Essas doenças são muito graves e devem ser tratadas com remédios, com medicamentos escolhidos pelo médico veterinário após examinar muito bem o paciente.

Como deve ser a forma de preparo para que a gente possa dar o ovo por cachorro? Uma das formas de preparo que a gente pode usar é o cozimento, cozinhando o ovo até que a clara fique firme. Se for possível, deixa-se a gema um pouco mais mole. Isso faz com que não perca tantos nutrientes. Outra forma de preparo é fazer ovo mexido, mas não podemos usar óleo, gordura ou manteiga durante o preparo. Quando for fazer ovo mexido para o cachorro, usa-se uma panela ou uma frigideira antiaderente. Também não podemos usar sal ou outros temperos durante o preparo.

O único tipo de preparo proibido para os cachorros é o ovo frito. Quando a gente vai fritar o ovo, a gente vai usar o óleo ou senão outro tipo de gordura. Quando submetemos essas substâncias a altas temperaturas, ocorre a liberação de substâncias tóxicas para o organismo dos cachorros.

Outra opção de fornecimento do ovo do meu cachorro é natural, ele cru. Agora, muitos tutores relatam medo por conta da contaminação do ovo pela bactéria salmonella. A salmonella é uma bactéria é muito comum em intoxicação alimentar dos humanos. A gente tem que lembrar que o cachorro tem contato direto com o chão, com lixo, com grama, com fezes, e invariavelmente, pelo cabo entrando em contato com a salmonella. A salmonelose é uma doença que habita normalmente o trato digestivo dos cachorros. Esse contato tão frequente faz com que animais imunologicamente saudáveis e competentes consigam conviver com a salmonella e diminuam as chances de intoxicação alimentar. E a gente possa fornecer o ovo cru com mais segurança.

Não existe uma regra ou uma tabela para determinar a quantidade de ovo que um cachorro pode comer. Essa quantidade vai variar em função do peso, do estilo de vida, da saúde e da idade de cada cachorro. Por ser uma excelente fonte de proteína, o ovo pode ser usado como substituto de uma das frações de karen presente nas refeições. E o ovo também pode ser usado como um petisco durante o reforço positivo e durante o treinamento do seu cachorro. Lembre-se, ovo é bom para cachorro.

Gostou de mais um vídeo aqui no Clube dos Bichos? Deixe o seu like para o YouTube ver que o nosso conteúdo é de relevância e levar a mais pessoas. Muito obrigado pelo seu tempo. Até o próximo vídeo.

Fonte: CACHORRO PODE COMER OVO? Ovo é indicado para TRATAMENTO DE CINOMOSE e PARVOVIROSE? por Clube dos Bichos