Pular para o conteúdo

Bula em vídeo: Como tomar Cefalexina e para que serve

Atenção, todas as informações desse vídeo são baseadas na bula original do medicamento Cefalexina, disponibilizada pela ANVISA. Se você quer saber para que serve a Cefalexina, como tomar, as contraindicações e efeitos colaterais, fique com a gente!

Mas antes, se inscreva no nosso canal, deixe o seu joinha e ative o sino das notificações para não perder as novidades. Somente os inscritos são avisados dos vídeos novos.

A cefalexina é um antibiótico de uso oral, indicado no tratamento de infecções no trato respiratório, nos ossos, dentes, tecidos moles e trato urinário, principalmente.

Devemos deixar claro que o uso da cefalexina deve ser prescrito e controlado por um médico ou cirurgião-dentista, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Além disso, é importante alertar que a Cefalexina faz parte do grupo de antibióticos da penicilina e por isso, pessoas alérgicas a penicilina NÃO DEVEM usar esse antibiótico.

Pode ser encontrada na forma de cápsulas e drágeas para uso adulto e em pó para preparo de suspensão oral infantil. Os nomes fantasia da cefalexina são, por exemplo: o Keflex® e o Keforal®. A cefalexina também pode ser encontrada na versão veterinária com o nome de Lexin®.

Para que serve a Cefalexina?

Cefalexina é um antibiótico oral, do grupo das cefalosporinas. Age eliminando bactérias em sua fase de multiplicação podendo, portanto, tratar diversos tipos de infecções.

Este antibiótico é eficaz no tratamento de doenças do trato respiratório como: rinite, sinusite, bronquite, pneumonia, laringite, faringite e outros. Além disso é eficaz no tratamento de infecções de ouvido, infecções de pele e lesões superficiais infectadas.

Ao mesmo tempo pode tratar infecções ósseas e articulares como artrite bacteriana e osteomielite, por exemplo. É eficaz também no tratamento de infecções no trato urinário como: cistite, infecção de urina, infecção na uretra, na bexiga, nos rins, por exemplo.

As infecções genitais também podem ser tratadas com cefalexina, como cervicite e vaginose bacteriana, por exemplo. As infecções dentárias causadas por bactérias estafilococos e estreptococos são também sensíveis à cefalexina.

Quem não deve tomar cefalexina?

Existe alguma contraindicação para o medicamento? Sim, como já dito, a cefalexina é contraindicada para pacientes com histórico de reação alérgica a penicilinas, penicilamina ou cefalosporinas. Este antibiótico está classificado na categoria B e por isso não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. A cefalexina é excretada principalmente pelos rins, por isso, pessoas como doenças renais crônicas não devem usá-lo a menos que o médico acompanhe o tratamento de perto.

Como a cefalexina deve ser tomada?

Este medicamento é de uso oral e não deve ser partido, aberto ou mastigado. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras e não somente o pó que vem dentro delas. As cápsulas são indicadas para o tratamento de Cistite; faringite; infecção da pele e tecidos moles; amigdalite. Deve-se tomar 1 cápsula de 12 em 12 horas durante 7 a 14 dias.

As crianças não devem ingerir cápsulas de cefalexina e os idosos não necessitam de ajuste na dose. O pó de cefalexina em suspensão oral é indicada para bebês e crianças com a dosagem calculada pelo pediatra. Pode ser usada também por adultos com dificuldades de ingerir cápsulas.

Para preparar, adicione água morna até a marca indicada no rótulo e agite levemente o frasco. Se necessário complete novamente com água até a marca; tampe e agite novamente.

O efeito colateral da cefalexina mais comum é a diarreia e urticária na pele. Raramente causa náuseas, vômitos, dores e problemas no fígado. Ao mesmo tempo, pacientes com alergia a penicilina podem ter reações graves como edema de glote e dificuldade para respirar se tomarem a cefalexina.

Em caso de superdose acidental de cefalexina, o paciente pode apresentar náusea, vômito, dor abdominal, diarreia e sangue na urina.

Fonte: 💊 CEFALEXINA: Para que serve e como tomar [VÍDEO-BULA] por Diário de Biologia & História