Pular para o conteúdo

Bronquiolite em crianças: causas, sintomas e tratamentos.


A bronquiolite é uma inflamação dos bronquíolos, que são as partes mais finas da via aérea respiratória no fundo dos pulmões. Esse quadro geralmente é causado pelo vírus sincicial respiratório, que tem um tropismo pelos brônquios e pode causar uma inflamação e aumento do espaço em que o ar ambiente entra dentro do pulmão para troca de ar.
Esse vírus é mais comum no inverno e afeta principalmente crianças abaixo de um ano de idade, que normalmente desenvolvem um quadro rápido, iniciando com um resfriado e ficando cada vez mais cansadas, ofegantes e respirando rapidamente. É importante procurar um pediatra caso a criança apresente esses sintomas para realizar exames e confirmar o diagnóstico.
O tratamento da bronquiolite é baseado em cuidados de suporte, como oxigênio, hidratação e suporte ventilatório, que podem ser necessários em casos mais graves. Não existe uma vacina específica para essa doença e o tratamento com antibióticos ou antivirais ainda é controverso.
É importante lembrar que a bronquiolite é uma doença viral e, portanto, é transmitida principalmente por gotículas respiratórias. Por isso, é importante evitar o contato da criança com outras pessoas que possam estar doentes e sempre higienizar as mãos e objetos que a criança manipula.
Os sintomas da bronquiolite incluem tosse, espirro, coriza e a falta de ar, que é o sinal de alerta mais importante a ser observado pelos pais. O quadro clínico pode variar de uma simples gripe até um quadro mais grave, com falta de ar intensa e necessidade de suporte ventilatório.
Por fim, é importante ressaltar que a bronquiolite pode deixar a criança mais propensa a ter outras doenças respiratórias, como asma ou bronquite. Por isso, é importante acompanhá-la de perto após o tratamento e relatar qualquer sintoma ao pediatra.
Fonte: Pediatria – Bronquiolite por 10 Minutos de Saúde