Pular para o conteúdo

Benefícios e Mitos da Soja: Tudo o que você precisa saber

Olá tudo bem com você? A nossa dica de hoje é sobre o uso da soja na menopausa ou em qualquer período da nossa vida. Devido ao fato da soja ser rica em isoflavona e conter vários fitormônios semelhantes ao estrógeno, ela funciona como uma espécie de fonte de hormônio natural para mulher, com efeitos benéficos durante toda a vida reprodutiva da mulher, mas principalmente no climatério.

Eu quero, com esse vídeo, dar para você alguns motivos para você utilizar a soja na sua alimentação no seu cardápio diário. Esses fito hormônios existentes na soja fazem dela um forte aliado para as mulheres porque não tem efeitos colaterais e só tem efeitos benéficos em vários aspectos da nossa saúde.

Você sabia que as mulheres japonesas não têm problemas com a menopausa e que elas não fazem reposição hormonal? Isso mesmo, uma pesquisa mostrou que enquanto 85% das mulheres americanas dizem ter sintomas da menopausa, apenas 25% das mulheres japonesas reclamariam desses mesmos sintomas. O motivo disso é o consumo diário da soja na culinária japonesa.

Em relação aos sintomas da menopausa, a soja ajuda a reduzir esses sintomas como ondas de calor, insônia, dores de cabeça, forte transpiração, ressecamento vaginal, mudanças constantes do humor, irritabilidade, depressão, queda do libido e outros sintomas que as mulheres reclamam.

Uma pesquisa realizada pelo Dr. Lúcio Carnegnani, Presidente da Sociedade de Nutrição Parenteral Enteral, e pela ginecologista Adriana Orcesi, eles fizeram um teste com 60 mulheres com idade de 40 a 60 anos, por um período de 16 semanas, e eles observaram uma queda de 65,4% nos fogachos dos sintomas da menopausa, e também observaram 40% de diminuição dos problemas musculares e articulares. Então, a soja, ainda que não seja necessariamente benéfica em relação a esses outros sintomas.

É bom lembrar que as mulheres orientais, as japonesas, passam por essa fase da menopausa sem sintomas e os médicos japoneses não fazem reposição hormonal. Uma amiga que morou no Japão no período que ela tava passando pela menopausa, ela foi consultar um médico lá e ela pediu para ele passar o hormônio e tal e ele deu a maior bronca nela porque disse que no hormônio não se usa, o hormônio do nosso corpo tem que ser estimulada a produzir e ainda falou: “vocês mulheres brasileiras são muito muito afoitas né, muito atiradas para usar hormônio, né, os brasileiros de um modo geral”.

Em relação a osteoporose, o estrógeno atua sobre o tecido ósseo de uma forma direta, através da formação dos osteoclastos, que são as células mais velhas que estão relacionadas com a perda de cálcio com a liberação de cálcio, e ela também acelera a absorção de cálcio pelo intestino. O uso de derivados de soja diminuem as chances de osteoporose também por causa da hipoflavona, que é um filtro hormônio que preserva os osteoblastos, que são as células que vão ser usadas para formar massa óssea. Então, olha que incrível isso né, então é excelente e além do mais, a soja é excelente fonte de cálcio também. Enquanto o nosso organismo absorve 25% do cálcio do leite, a realidade é que em câncer de próstata e mama, é baixa comparado com os Estados Unidos e com o Reino Unido, e essa incidência reduzida está diretamente ligada à alimentação com o uso da soja no dia a dia da vida desses orientais é a soja que está envolvida e as pesquisas ligaram a soja com essa diminuição dessa incidência.

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos aponta alguns fatos bem interessantes, alimentos à base de soja integral ajudam a prevenir vários tipos de câncer, não é só o de mama, mas de pulmão, colo do útero, intestino, estômago, próstata e mama. Então, não é só a questão do câncer de mama, útero, ovário, etc, a nutrição e o câncer durante 10 anos pesquisou também a respeito do efeito do extrato da soja e eles viram que ela promove a morte celular por apoptose da célula cancerosa. Isso é um diferencial e eles também viram que existe uma diferença muito grande entre a soja brasileira e a soja chinesa, com um ponto favorável para soja brasileira. A soja brasileira tinha esse efeito mais acentuado do que a soja chinesa. O uso da farinha integral de soja apresenta 54% menos chances de desenvolver o câncer de colo.

Em relação ao diabetes, também existem efeitos interessantes, cientistas apontam também que a isoflavona ela contribui para o controle do açúcar no sangue, reduzindo o nível de glicose na glicemia e também por causa da gnisteina presente na isoflavona que vem sendo estudada. Essa genisteína ela regula a secreção de insulina. Então, não é só questão do climatério, olha aí até no diabetes já se tem pesquisas bem interessantes de como que a gente pode usar a soja para obter todos esses resultados.

Bom, primeiro eu quero esclarecer que você deve procurar uma soja não transgênica, uma soja orgânica. É possível, eu tenho acesso aqui não é difícil, não é muito caro, esses dias eu paguei R$9 por 1kg de soja orgânica, então tá razoável, com um quilo de soja a gente faz muita coisa. Então existe os derivados de soja que são mais concentrados nessas isoflavonas. Eu como tofu que é o queijo de soja, muito usado pelos japoneses, o extrato de soja, o leite de soja em pó, o leite preparado direto do grão, o iogurte preparado com esse leite e com lactobacilos, enfim, tem várias formas de você utilizar a soja.

Lembrando que você encontra também isoflavona isolada da soja, só isoflavona, na forma de cápsula ou de pó, que de repente o seu estado de menopausa exige essa isoflavona mais concentrada, e você encontra também nas lojas de produtos naturais ou nas farmácias. Não deixe de aproveitar esses benefícios que são tantas as pesquisas que existem por aí é claro que eu mostrei pouca coisa porque o tempo não permite.

Se você gostou, deixe o seu comentário logo abaixo desse vídeo. Eu vou deixar também o link do Desafio 7 Dias sem açúcar, por enquanto, e ainda o link do curso sobre combinação alimentar, porque é muito importante também a gente ter esse cuidado com a nossa alimentação.

Muito obrigado pela sua atenção, até o nosso próximo vídeo.

Fonte: Verdades sobre a Soja por Angela Xavier