Pular para o conteúdo

Benefícios da caminhada para pessoas com hérnia de disco.


Olá pessoal,
Hoje eu gostaria de responder uma pergunta de uma internauta que deixou essa pergunta lá no canal do Youtube. Eu achei bem interessante e por isso decidi dividi-la com todos e gravar um vídeo sobre esse assunto. A pergunta foi a seguinte: “Eu tenho problemas de hérnia de disco e já cheguei a ser afastada do trabalho. Gosto muito de fazer caminhadas, mas quando eu caminho, sinto que dói mais. Devo continuar ou não? Devo insistir ou não nessas caminhadas?”
Bem, eu falei que o meu comentário a respeito desse assunto é que é muito importante para uma pessoa que tenha hérnia de disco não ficar parada. É importante fazer exercícios, mesmo que sejam poucos e, no início, sejam um pouco difíceis de fazer, mas com o tempo, vão ficando mais fáceis.
A pessoa que tem hérnia de disco precisa observar como se sente imediatamente antes de fazer o exercício. Essa é uma observação importante. A outra observação é quanto tempo demora para a dor iniciar. Então, por exemplo, se você começa a fazer uma caminhada e logo imediatamente sente dor, o que acontece? Você continua a fazer essa caminhada? Nesse caso, a dor não diminui, aumenta. Ela começa a doer nas costas e começa depois a afetar as pernas.
Se isso acontecer, se você durante a sua atividade física, seja ela qual for, a dor que era na coluna começa a descer na perna, começa a afetar os seus movimentos e começa a ver que está um pouco arrastando a perna, é um sinal de que você deve parar. Mas não para sempre. Pare por dois dias e cuide mais da sua postura nesses dois dias. Observe para fazer movimentos com mais atenção, sem tensão, mas atenção. Observando assim, se você está sentando corretamente, não está soltando no sofá de qualquer jeito, isso faz diferença muito mais do que você ficar parado e nem de dois ou três dias você volta a fazer a mesma caminhada. Tente fazer o mesmo trajeto, mesmo circuito e observe o que acontece com você.
A característica mais interessante desses problemas mecânicos é que eles nem sempre são iguais todos os dias. Tem dias que funcionam numa boa, você caminha, você faz atividade e não sente pior nem nada, mas tem dias que eles estão manifestos um pouco mais. Se você está sentindo mais travado nesses dias, respeite realmente aquela condição e não force tanto, mas lembre-se, depois de dois ou três dias, se você insistir de novo, vai mais uma vez tentar fazer com mais atenção postural. Não deixe o corpo tão inclinado para frente, não deixe o corpo desleixado.
Então, essa é a minha dica. Eu espero que vocês tenham gostado. Se você gostou, dê um joinha aqui para gente e também, se puder, compartilhe com seus amigos, ok?
Um abraço e até o próximo vídeo!
Fonte: Caminhada faz bem para quem tem hérnia de disco? por Michelle Pontes