Pular para o conteúdo

Bactéria Escherichia Coli: Transmissão e Causas da Infecção Urinária


E lá está o Júnior, o médico urologista, no vídeo de hoje, eu quero falar com você, principalmente com você, mulher, que tem muita infecção de urina. Eu quero falar sobre a E. Coli e sua relação com infecção urinária. Mas antes, se você ainda não se inscreveu, aproveita agora, escreve aí BR, é o Júnior. Vai lá no Instagram @DrEronJunior, se inscreve no canal, deixa o seu like, a sua sugestão, faz aí um comentário, né, para que a gente possa ver as suas dúvidas, para que eu possa gravar vídeos com a sua dúvida, e envia com seus amigos, porque esse vídeo pode ser alterar a vida de muitas, principalmente de mulheres, porque a maioria das mulheres padece as infecções urinárias, não sabem como tratar, estão sofrendo com infecções urinárias e através desse vídeo você pode estar orientando alguma amiga sua ou algum amigo seu que tem uma infecção urinária por essa bactéria.
Talvez você não saiba, mas a maior parte das infecções urinárias que acontece na mulher é causada pela bactéria chamada Escherichia coli. Essa bactéria, ela mora no seu intestino, a maior parte da sua vida ela vive no nosso intestino, e ela é uma das bactérias intestinais que ajuda na formação do bolo fecal. Porém, o que acontece é quando ela está fora do trato gastrointestinal e atinge o trato urinário, ela causa infecção urinária. No homem, ela também é a principal causa de infecção urinária, porém ela não é tão comum como na mulher. O homem raramente vai ter uma infecção a não ser que ele tenha algum problema prostático, tenha um cálculo ou algum grau de obstrução.
Nas mulheres, a relação da E. Coli com infecção urinária é realmente comum, porque existe uma migração dessa bactéria da região anal para dentro da vagina, e além da vagina, como é muito próximo, ela acaba migrando para dentro da uretra e quando ela chega ali, ela causa infecção urinária. Nesse mecanismo de passagem, ela pode entrar na uretra se a mulher bebe pouco líquido e urina pouco, tem o hábito de segurar muita urina. Dá tempo dessa bactéria que acabou entrando pela uretra aderir ali, pegar suas fibras, aderir na parede da bexiga e causar uma infecção urinária do tipo cistite. Por isso, é tão importante que a mulher evite segurar a urina, beba bastante líquido e urine com frequência, porque uma vez que ela urina com frequência, ela vai lavar essas bactérias. Essas bactérias não vão aderir à parede.
Quando a bactéria adere à bexiga, ela pode causar grandes desconfortos para a mulher, como uma dor intensa ou ardência durante a micção, sangramento ou até mesmo dor na região do abdômen. Para evitar esse problema, a mulher deve adotar hábitos de higiene, evitar o uso excessivo de duchas vaginais, evitar o uso indiscriminado de antibióticos e ter uma alimentação saudável e equilibrada.
Se você tem infecções urinárias de repetição, se vira e mexe está tendo infecção e sempre aparece a mesma bactéria, a mesma E. Coli, existe hoje no mercado um produto que é um lisado de E. Coli, é um tipo de medicação que usa a Escherichia Coli como um tratamento. É como uma vacina para inserir a produção de anticorpos na região urinária e reduzir as infecções urinárias, principalmente para aquelas mulheres que frequentemente têm tido infecção urinária.
Espero que você tenha entendido o mecanismo de relação entre a E. Coli e a infecção urinária na mulher. E se você gostou desse vídeo, deixe o seu like e o seu comentário. Se você é daquelas mulheres que costuma ter muita infecção urinária, deixe aqui o seu comentário para que a gente possa estar respondendo e gravando vídeos com seus conteúdos. E eu quero também gravar um vídeo muito em breve falando sobre infecções urinárias de repetição, o que tem de novo para que você entenda e em que estado estamos agora. Ok, fica comigo e te espero no próximo.
Fonte: Entenda sobre a Bactéria Escherichia Coli – Como é sua transmissão? Porque causa infecção urinária? por Dr Élio Arão Júnior