Pular para o conteúdo

Como resolver infecção urinária: 9 causas pouco conhecidas de tomar antibióticos e não obter melhora

Olá, pessoal! Me chamo Lucas Felipe Gomes e sou médico urologista na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Nesse vídeo, vamos falar sobre as possíveis causas de infecção urinária persistente mesmo após o tratamento com antibióticos.

Antes de continuar assistindo, inscreva-se no meu canal do YouTube, Tal de Lojista, ative as notificações e não se esqueça de compartilhar esse vídeo com seus amigos e colegas.

Muitos pacientes, ao realizarem o tratamento para infecção urinária, ficam preocupados e às vezes frustrados, pois tomaram os antibióticos receitados pelo médico, mas a infecção urinária ainda persiste após o tratamento.

Nessas situações o médico deve investigar as possíveis causas, pois algumas ocorrências podem estar acontecendo, fazendo com que essa infecção ainda persista.

Quando o paciente toma corretamente o antibiótico, algumas coisas devem ser consideradas nessa situação. A primeira delas é se o antibiótico que o médico está dando para o paciente não é apropriado para aquele determinado tipo de bactéria. O médico recomendou aquele antibiótico para o paciente, mas quando ele foi verificar se essa bactéria era suscetível, ou seja, se essa bactéria respondia bem ao antibiótico, o médico verificou que o antibiótico dado não era o mais apropriado para aquele caso.

Nesse caso, o médico deve verificar qual é o antibiótico apropriado para tratar essa bactéria, e dar o tratamento adequado para o paciente.

Outra situação que pode acontecer é a resistência da bactéria ao antibiótico. Nesse intervalo de tempo entre tratamentos, a bactéria pode ter desenvolvido resistência ao antibiótico anteriormente dado. Isso significa que mesmo que o paciente tenha tomado o antibiótico corretamente, a bactéria não será eliminada. Nesse caso, também deve-se realizar um novo exame de urina e verificar qual é o antibiótico apropriado para tratar essa bactéria. O médico deve trocar o antibiótico para que, então, o paciente seja tratado corretamente.

Outra questão é uma infecção urinária por duas bactérias diferentes. Se uma dessas bactérias não for suscetível, o antibiótico não irá tratar uma das bactérias, e o paciente não melhorará da infecção. Nesse caso, o médico deve verificar qual é o antibiótico que consegue cobrir essas duas bactérias ao mesmo tempo, para que, dessa forma, seja possível tratar adequadamente o paciente.

Pode ocorrer também uma reinfecção rápida pela bactéria (reinfecção urinária). O médico deu um antibiótico apropriado para o paciente e o tempo de tratamento foi certo, mas, devido aos fatores de virulência, essa bactéria é bastante forte. Uma bactéria como essa tem tendência a causar muita infecção, e ela pode causar uma nova infecção urinária que chamamos de reinfecção num período de tempo muito curto. Nesse caso, o médico precisa prolongar um tempo a mais de tratamento com antibióticos para o paciente.

Outra causa que deve ser lembrada é a azotemia, que é o aumento de produtos nitrogenados no sangue, como a ureia e a creatinina. Isso indica mau funcionamento dos rins. Se os rins não estão filtrando direito a urina, essa urina fica muito tempo parada e há um risco bastante elevado de o paciente não conseguir tratar direito essa infecção urinária.

Também há pacientes que, ao se automedicarem, podem produzir infecções urinárias de repetição. Eles podem introduzir objetos ou até mesmo fezes perto da região de onde sai o xixi, e esse comportamento faz com que esse paciente tenha infecções urinárias de repetição. Esse tipo de atitude deve sempre ser pensado em pacientes que usam antibióticos e não conseguem tratar adequadamente essa infecção.

Por último, tem os casos em que o paciente simplesmente não segue corretamente o tratamento com antibióticos. Isso também pode fazer com que a infecção persista.

Como vocês viram, as possíveis causas de infecção urinária persistente mesmo após o tratamento com antibióticos são muitas. O médico sempre deve pensar nessas possibilidades para saber o que está acontecendo em casos em que ele trata adequadamente uma infecção urinária e não obtém os resultados esperados.

Obrigado por assistir! Não se esqueça de inscrever no meu canal do YouTube, Top de O Lojista, curtir e compartilhar esse vídeo. Deixe suas dúvidas, críticas, comentários e sugestões. Até a próxima!

Fonte: 9 causas POUCO FALADAS de tomar antibiótico e NUNCA melhorar da sua Infecção Urinária por Toque de Urologista