Pular para o conteúdo

Atrovent e Berotec: Diferenças farmacológicas

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje eu vou falar sobre a diferença entre os medicamentos Atrovent e Berotec. Lembrando que esses medicamentos, embora sejam de uso comum, ainda geram dúvidas nos profissionais da saúde, principalmente nos estagiários e recém-formados.

O Atrovent e o Berotec são medicamentos broncodilatadores, mas agem de maneiras diferentes. O Berotec contém o princípio ativo Fenoterol, que é um antagonista rápido dos receptores β. Ele é utilizado para a broncodilatação em casos de crises asmáticas e doença pulmonar obstrutiva, além de também inibir contrações uterinas.

Já o Atrovent contém o princípio ativo Brometo de Ipratrópio, que é um fármaco anticolinérgico e bloqueador da broncoconstrição e da produção de muco. Ele é um derivado da propina e pode ser associado ao Berotec para potencializar o efeito broncodilatador e aliviar a dispneia em pacientes com doença pulmonar obstrutiva ou bronquite.

Para diferenciar o Atrovent do Berotec, é preciso prestar atenção na rotulagem dos frascos, que geralmente são parecidos fisicamente. O Atrovent é identificado pela cor amarronzada e o Berotec pela cor azulada. Além disso, a miligramagem de cada princípio ativo também é especificada nos frascos.

Na prescrição médica, geralmente é especificada a miligramagem total do frasco, assim como a quantidade de gotas a serem administradas. É importante diluir o medicamento na quantidade correta de água destilada ou soro fisiológico, além de associar os medicamentos apenas quando necessário.

Espero ter esclarecido as principais dúvidas em relação ao Atrovent e Berotec. Se ainda tiverem dúvidas, deixem nos comentários. Não esqueçam de se inscrever no canal e deixar sugestões de temas para próximos vídeos.

Fonte: Atrovent Vs. Berotec: Como diferenciar, farmacologicamente? por Blog Experiências de um Técnico de Enfermagem