Pular para o conteúdo

Aterosclerose: causas, sintomas e tratamentos para a doença arterial.


Olá, sou a Dra. Alexandra Matos, cirurgiã vascular do Instituto Mato. Hoje, vou falar sobre a aterosclerose, uma das doenças mais comuns que afetam a população. A aterosclerose é a deposição de cálcio e gordura na parede dos vasos sanguíneos. Ela ocorre cedo na vida, com pequenas lesões na parede que podem se desenvolver em grandes placas que podem acabar obstruindo a passagem do sangue.
A aterosclerose ocorre em todas as artérias do corpo, desde as artérias cerebrais até as artérias dos membros superiores e inferiores. Com o passar dos anos, hábitos de vida não saudáveis, como o tabagismo e a falta de exercício físico (sedentarismo), ajudam a depositar mais gordura e cálcio na parede dos vasos, e progressivamente diminuem a quantidade de sangue que chega na musculatura dos membros. Com a diminuição da chegada de sangue, há consequentemente menos oxigênio necessário para manter o músculo funcionando, tanto para as atividades normais do nosso dia a dia, como também para manter nossos membros em pleno funcionamento.
Antes de ter uma necrose (morte das células musculares) ou isquemia, que é a falta de sangue e oxigênio, há o aparecimento de dor, muito frequente em casos de aterosclerose. Do ponto de vista vascular, é chamado de claudicação. A claudicação nas pernas é decorrente da aterosclerose e seria similar à angina que é a dor cardíaca quando há obstrução das artérias coronárias.
O que é preciso entender sobre a aterosclerose é que é uma doença que ocorre em todas as artérias do organismo. Então, quando começa a ter sintomas, não quer dizer que a doença está localizada apenas naquele local que tem sintoma. A doença está no corpo inteiro. Então, naquele ponto, a placa é grande o suficiente para começar a trazer sintomas. Quando é necessário fazer uma cirurgia ou correção cirúrgica dessa obstrução, é necessário o tratamento do paciente como um todo. Mudanças de hábito de vida são essenciais, como parar de fumar, controlar a diabetes e a hipertensão, além de manter-se hidratado.
Fonte: Aterosclerose, a doença das artérias por Amato – Instituto de Medicina Avançada