Pular para o conteúdo

Como reverter aterosclerose: Conheça a Medicina de Estilo de Vida e o MEVCAMP

Fala pessoal, bom dia segunda-feira! O começo do mês de Junho e eu estou muito animado pra comentar com vocês um pouquinho aqui sobre tratamento de aterosclerose.

Antes de qualquer coisa, eu queria convidar, se você tem o Instagram, a entrar em dois estados. O primeiro é o Instagram pessoal, o @brunoporumtony, onde eu falo muito de medicina, estilo de vida (life style), medicina e tratamento, mundo mais pessoal. Com certeza, lá as pessoas têm mais acesso, inclusive, era um bate-papo nosso, como o canal está ficando muito grande, é difícil a gente responder todos os comentários. E o segundo é você entrar no Instagram específico para o curso de tratamento @medicinadeestilodevida em Campinas.

E eu já vou explicar um pouquinho pra vocês. Muito passamos bem no consultório muito preocupados é a aterosclerose, com diagnóstico de placa de gordura, alguns até já tem indicação de intervenção, seja ponte safena, seja stent. Isso gera preocupação, angústia, gera culpa porque querendo ou não tem a ver com o estilo de vida do paciente. Sabendo disso hoje em dia é um assunto muito amplo, e discutir a questão que a gente sempre coloca: será que tem alguma forma de fazer agora para não precisar operar? Eu já tenho indicação cirúrgica.

A gente já tem vídeo falando disso que uma vez que você tem indicação cirúrgica, que a doença já está grave o suficiente para precisar da intervenção, é complicado você reverter. E existe uma coisa chamada reabilitação cardíaca, um tratamento utilizado e não em todos os casos. Quer dizer, existem casos em que a pessoa não escapa mesmo da cirurgia, mesmo mudando o estilo de vida, mas existem uma série de intervenções que você pode fazer para ajudar seu paciente. Isso não significa que essas intervenções vão substituir o remédio, mas elas vão ser a base do tratamento, com o remédio complementar.

Eu acho que a gente precisa inverter um pouco a lógica, então assim a reversão da aterosclerose e eu tomo muito cuidado com a palavra cura porque a palavra cura se você imagina que eventualmente possa vir a ficar como era antes e aí é complicado em aterosclerose, em doença crônica e isso é difícil de trabalhar. Então imagina que você conhece sua mão, num monitor de cana-de-açúcar, quer dizer vai arrancar o bagaço no caminhão e mesmo que você nem se habilite e nunca mais ponha a mão no moedor de cana-de-açúcar, ainda assim você vai ficar com aquele dano. Então é parecido um pouco com essa questão.

Quer dizer, você muda o estilo de vida, você ganha qualidade de vida, você se sente bem, mas ainda assim você continua com aquele problema. Agora mesmo estilo de vida é o médico saber primeira vez se cuidar. Você já ouviu falar sobre preconceito que ele se você nunca de lojista que fuma nunca de o lojista segmentada com um cardiologista que não se limita também um cardiologista que não muito bem no peso. Então existe essa questão de como você vai pegar uma pessoa pra mudar o estilo de vida se você não diria isso.

O primeiro passo que o segundo passo que é você saber e falar para o paciente que tem estudos que falam que na média os consultores de cardiologia não gastam mais que 10 a 30 segundos falando de mudanças no estilo de vida. Então a gente precisa pensar em como vai falar, em estratégia, tem conhecimento técnico, de qual é o tipo de intervenção que funciona, qual é o tipo de intervenção que não tem estudo. Ou seja, isso é um braço da ciência, medicina estilo de vida, ela tem dois braços. Ela tem um primeiro braço que é o braço no auto-cuidado médico que está em crise. Então, isso é muito sério e do outro braço que é o braço dos pilares, já vem sendo dividida, que você prescrever exercício físico, alimentação, controle do stress, relacionamento social e se envolve uma integração profunda e pessoal do médico, o paciente. Quer dizer, mais do que simplesmente uma relação profissional, é uma relação profunda mesmo. Ele realmente tem que entrar na vida do paciente e às vezes agir como um coach, um terapeuta, Mexer realmente na questão emocional do paciente. Motivacional um paciente e também é uma questão que exige conhecimento técnico das duas coisas na parte científica, envolvendo a doença e o tratamento farmacológico, porque tem e do outro lado, o tratamento não farmacológico que não deve ser desprezado, muito tem a mesma importância do tratamento farmacológico.

E nesse contexto que eu quero convidar vocês a conhecerem esse curso Homérica – Medicina de Estilo de Vida que é um curso de Medicina, estilo de vida. O que eu percebo é que as pessoas não sabem, por exemplo, que os profissionais de saúde não sabem precisar desse curso. É voltado para profissionais da área da saúde, Fisioterapeutas, Educadores físicos, Nutricionistas, Médicos, Enfermeiros.

Porque a gente vai estar todo mundo junto conversando um pouquinho e dando orientações de como abordar, como prescrever, tudo focado em Cardiologia. Desta vez aqui, nas próximas edições, tivemos oportunidade e vamos ter edições focadas. Então vamos falar mais pra frente de outras questões profundas em Diabetes, acompanhia, mas agora a gente fala tudo ao redor de Cardiologia, de reversão de aterosclerose.

Será que dá aqui um briefing que a gente pode prometer para o paciente? Tratamento de colesterol, uma estatina. Quer dizer, qual é o ponto exato que a ciência está? Ao que são as limitações dos estudos científicos que a gente enxerga? Na realidade que a gente pode confrontar as diretrizes que temos disponíveis no mundo inteiro com um bom senso comum, mas enfim com os estudos científicos de prevenção primária, que nós podemos importar.

Vamos falar sobre as dietas, não falar sobre meditação. Enfim, um curso completo. E eu espero mesmo que você que mora em Campinas, região, interior de São Paulo, mesmo de longe, nós temos aqui o aeroporto de Viracopos, concurso no Hotel Milhar, todas as informações estão aqui no link da descrição do vídeo, ou seja, nós temos a oportunidade de interagir pessoalmente, para profissionais da área da saúde, e eu tenho certeza que vai ser um ganho para todos nós. Os professores são nota dez e conforme foram passando o tempo tanto aqui no Youtube quanto no Instagram, nós vamos discutir e eu vou mostrar pra vocês como que a gente vai trabalhar e contar como tudo que a gente vai trabalhar.

Não deixa de se inscrever, vai ser realmente uma experiência única. Um forte abraço pra roça.

Fonte: Revertendo aterosclerose com Medicina de Estilo de Vida – Conheça a MEV e o MEVCAMP por Meu Coração Saudável