Pular para o conteúdo

Apneia do sono: causas e tratamentos explicados por especialista

Eu já tenho aqui no telão, por favor, Elenice Lopes.

Quadro Para Onde Vamos é com ela. Quem comanda e hoje ela vai nos trazer aqui o tema sono, mais especificamente distúrbios que terminam incomodando as pessoas e termina atrapalhando a qualidade do sono.

Vamos receber Tiago Portela, para nossos telespectadores mais uma vez. Olha Tiago, parece tão fácil, tão natural dormir, só que não é bem assim não viu? Muitos piauienses e muitos brasileiros têm distúrbios do sono, têm problemas para descansar à noite e olha que a gente passa pelo menos um terço das nossas 24 horas do domingo, ou pelo menos deveria estar dormindo e tem muitos distúrbios que atrapalham esse momento de descanso e nós vamos tratar desse assunto a partir de hoje aqui no quadro Para Onde Vamos.

Hoje vamos mostrar como é difícil ter apneia e até descobrir, Tiago, que a pessoa tem esse problema. É muito complicado porque ninguém consegue descansar.

Eu acho que você não tem cara de quem passa mal à noite viu Tiago? Você dorme bem né?

Eu durmo bem, graças a Deus. E não emito nenhum ruído, pelo menos que eu tome conhecimento. Até hoje, nunca emiti.

Não acredito! Eu vou perguntar para a sua esposa. Vamos ver, vamos ver. Fazer o teste depois. Aí perguntando para ela sabe direitinho nessa história. Vai mostrar aqui na equipe.

Infelizmente, antes dela chamar o VT, a gente vai restabelecer o contato com a Elenice Lopes e ainda hoje trazemos a reportagem completa sobre esse distúrbio do sono e apneia. Eu conheço pessoas que têm isso, realmente algo perigoso. Algumas pessoas precisam de máscara para dormir, sob o risco realmente de ter o sono comprometido. E não só isso, de passar mal e realmente deixar de respirar, podendo causar uma consequência mais grave ainda. Hoje trataremos disso, Elenice. Ele já estabeleceu, ok?

Vamos então. Ele chama a reportagem para nosso favor. Porque é!

Thiago, hoje para sair com sono, né? Está atrapalhando a nossa transmissão. Vamos mostrar então a nossa história de hoje, para fazer o alerta para as pessoas sobre esse problema para o sono que é a apneia.

Vamos acompanhar. Parece tão natural o ato de dormir. Só que não é bem assim. Excesso de trabalho, stress e vários distúrbios atrapalham uma boa noite de sono. Entre os distúrbios do sono mais preocupantes, está a apneia. É considerada grave porque a pessoa para de respirar por alguns segundos várias vezes à noite. Segundo dados do Ministério da Saúde, pelo menos 30% da população tenha apneia do sono e às vezes nem sabe.

Foi o caso da empresária Maria Piedade, que desde a adolescência ronca muito, um barulho que incomodava a todos da família. Piedade tinha sono, mas dormia mal e acordava pior ainda. Depois de muitos anos de noites mal dormidas, resolveu procurar o médico e descobriu que tinha apneia e ainda um aparelho que ajuda a controlar a doença. Antes de descobrir que tinha apneia, Piedade acordava pelo menos seis vezes por noite, com a boca ressecada e tinha que tomar água.

Depois que constatou a doença através de exames, descobriu que durante um minuto do seu sono ela passava pelo menos 31 segundos sem respirar. Depois disso, ela passou a usar um aparelho para controlar a doença. E a qualidade do seu sono foi outra, completamente diferente toda noite. Antes de dormir, ela prepara o companheiro inseparável. Ele funciona com uma máscara que bombeia ar durante o sono. Os músculos da garganta relaxam e as vias respiratórias se fecham, o que interfere e impede a respiração adequada. Sem a máscara, ela não atinge o sono profundo e se sente cansada no dia seguinte. “Pela manhã, eu estava cansada, sem memória, sem atenção e passava o dia mole, sonolenta e sempre estava mal. Mas pessoas da família só têm o mesmo”.

O médico especialista em sono, Cícero Alves, atende até 300 pessoas por mês no seu consultório com problemas para dormir. Ele lembra que um terço do nosso dia deveríamos passar dormindo e que ter um bom sono é fundamental para a qualidade de vida. Quanto à apneia, o médico afirma que o problema é grave e deve ser cuidado o quanto antes porque existem paradas respiratórias durante o sono. “Essas pessoas elas geralmente iniciam com que aquele ruído que o cônjuge geralmente reclama e alguns pacientes que roncam ontem chegam até apneia, que é aquela parada da respiração. Alguns pacientes podem parar de respirar 5, 10, 20 e 50 vezes a cada hora do sono. Você imagina um paciente que dorme oito horas por noite, ele parar de respirar 50 vezes por hora? São 400 interrupções da respiração durante o sono. E muito isso faz com que cada vez que ele para de respirar e libere determinadas substâncias que alteram a função do coração, aumenta a pressão arterial, altera os níveis de colesterol e glicose, podendo levar a diabetes, a dislipidemias, podendo levar ao infarto cardíaca, arritmia, pressão alta, AVC e morte súbita durante a noite”.

Tiago, você viu aí como é importante ter qualidade do sono? A pessoa amanhece realmente descansada e tenha mais qualidade de vida. E olha, apneia é apenas um dos distúrbios do sono. São aproximadamente 100 deles. O sono, na realidade, Tiago, ele tem quatro fases, até chegar à última que é a fase em que é aquela do sono mais profundo e que a gente sonha. A gente consolida a memória, o aprendizado é nessa fase.

E vale lembrar que são quatro fases igualmente importantes. Se você acordar bruscamente no meio do sono, você automaticamente vai voltar para a fase 1. Vai ter que começar tudo de novo. É por isso que ter tranquilidade na hora de dormir é tão importante.

A apneia é um distúrbio bem grave porque ao pé da letra ela significa ficar sem ar ou parar de respirar. E quem tem apneia tem uma noite mal dormida porque na parada respiratória, o seu corpo acorda e volta a dormir pelo menos umas 50 vezes a cada hora. E isso consequentemente deve ser muito cansativo para quem tem a doença que atinge três em cada dez homens e uma em cada cinco mulheres. E amanhã a gente vai falar de um tema também interessante em relação ao sono. Eu acho que você deve observar isso em sua casa, Tiago, que é o sono em excesso dos adolescentes. Eu tenho certeza que o filho do Thiago dorme bastante e que deve ser difícil para copa. Não é mesmo? No fim de semana e durante o período da aula, durante as férias ele quer trocar o dia pelas noites. E Lopes, durante o fim de semana também. Então, é preciso muito controle nesse sentido que realmente adolescente é bicho que tem sono. Estou vivenciando isso em casa, como você disse. Ela vai explicar um pouco mais para o nosso telespectador por que isso acontece e por que os adolescentes dormem tanto e têm tanto sono, e aquela vontade de trocar o dia pela noite. Amanhã a gente trata sobre esse assunto.

É com você. Tchau.

Fonte: Especialista explica causas da apneia de sono por TVCidadeVerde