Pular para o conteúdo

Análise Psicológica: Fobia Social e Transtorno Antissocial em O Discurso do Rei e Coringa


Olá, eu sou o psicólogo Ricardo Chagas e este é um Minuto de Sanidade. Você já chamou alguém ou já se identificou como “antissocial”? Então é bem possível que você tenha usado essa palavra de maneira equivocada. No vídeo de hoje, vou falar sobre as diferenças entre o transtorno de personalidade antissocial e o transtorno de fobia social, transtornos estes que são frequentemente confundidos. Eu garanto que no final desse vídeo, você nunca mais vai usar a palavra “antissocial” de maneira equivocada novamente.
O que você acha: o vilão Coringa, personagem da DC Comics, possui o transtorno antissocial ou fobia social? E se você respondeu a primeira opção, você acertou. Para entendermos melhor esses transtornos, listei as quatro principais diferenças entre eles.
1. O transtorno antissocial é um transtorno de personalidade, enquanto o transtorno de fobia social é um transtorno de ansiedade. O transtorno antissocial é um transtorno de personalidade, ou seja, pertence a uma classe de transtornos mentais com padrões interpessoais desviantes da norma. Frequentemente, indivíduos com transtornos de personalidade são estigmatizados porque os comportamentos desses indivíduos estão geralmente ligados aos juízos morais. Ou seja, são pessoas que agem diferentemente do que a sociedade espera ou aceita. Um transtorno de personalidade pode ter origem genética ou em algum trauma de infância. No último filme do Coringa, vemos que ele teve sérios traumas, negligência e abuso durante sua infância. Estudos indicam que até o abuso verbal pode influenciar no desenvolvimento do transtorno de personalidade antissocial. O transtorno de fobia social, também conhecido como transtorno de ansiedade social, por outro lado, é um transtorno de ansiedade. Indivíduos com transtornos de ansiedade estão frequentemente preocupados, ansiosos e com medo. O Rei George 6º, retratado no filme “Discurso do Rei”, é um exemplo claro de indivíduo que sofreu deste transtorno. O filme mostra a dificuldade do monarca em discursar. Sua ansiedade era tão severa que se manifestou de maneira psicossomática, que no caso dele era gagueira.
2. Os critérios diagnósticos entre os dois transtornos são muito diferentes. O indivíduo com transtorno de personalidade antissocial possui um padrão de violação e desrespeito aos outros, possuem tendência de cometerem crimes, são pessoas irritadas, agressivas, desrespeitosas e responsáveis. Não sentem remorso, mentem compulsivamente e distorcem os fatos a seu favor. Só se opatas delinquentes e até psicopatas são detentores de transtorno de personalidade antissocial. Todas as diferentes versões do Coringa possuem pelo menos 3 destes sintomas citados, portanto, se fossem indivíduos reais, seriam diagnosticados como antissocial. O transtorno de fobia social, por outro lado, acomete indivíduos que sentem ansiedade quando em companhia de outras pessoas. O desejo dessa pessoa é fugir e evitar contato social. Se o indivíduo sente-se desconfortável, envergonhado e evita falar com outras pessoas e evita ser o centro das atenções e fica constrangido, tem medo de ser estúpido quando conversa com outras pessoas, ele provavelmente possui o transtorno de fobia social. Além disso, indivíduos com este transtorno possuem crenças negativas sobre as situações sociais, pensam na polarização com frequência e, por isso, sentem medo de interagirem. Além disso, a comorbidade de síndrome do pânico é elevada em quadros de fobia social.
3. Um transtorno egossintonico e o outro é egodistônico. Não se assuste com essas palavras. Na verdade, são conceitos bem simples de se entender. Assim como outros transtornos de personalidade, o transtorno de personalidade antissocial é egossintonico, ou seja, o indivíduo que tem o transtorno não tem a percepção de que há algo errado com ele. Eles consideram seus pensamentos, comportamentos e emoções como naturais, mesmo que a sociedade se incomode com a sua presença. A fobia social, por outro lado, é egodistônica. Assim como outros transtornos de ansiedade, indivíduos com este transtorno são incomodados com a própria condição e acreditam que o transtorno é algo de sua própria personalidade, portanto imutável. Entretanto, indivíduos extrovertidos com este transtorno sofrem consideravelmente mais do que indivíduos introvertidos com esse mesmo transtorno, pois sentem uma necessidade maior por interações sociais. Se você quiser saber um pouco mais sobre a personalidade introvertida e extrovertida, vou deixar um card para o vídeo anterior logo acima.
4. Diferenças no tratamento psicológico e psicoterapêutico. Não há evidência de um tratamento terapêutico realmente eficaz em quadro de transtorno de personalidade antissocial. A terapia cognitiva comportamental pode auxiliar o indivíduo a evitar consequências legais a curto prazo. Às vezes, os familiares precisam de terapia. Durante o filme “Coringa”, assistimos ao protagonista fazer terapia e tomar medicações psiquiátricas, o que foi eficaz a curto prazo, mas no final, não surtiu efeito. No caso da fobia social, a terapia cognitiva comportamental é muito utilizada, tanto individual quanto em grupo. O treinamento de habilidades sociais é muito indicado, com conversas, princípio educativas a respeito do transtorno e tarefas de exposição. Em “O Discurso do Rei”, vemos George 6º treinar suas habilidades sociais. Funciona, depois de muito praticar e tratar sua ansiedade e gagueira, conseguiu ter uma melhora considerável.
Essas são as principais diferenças entre esses dois transtornos. Agora você nunca mais vai dizer que tal pessoa é antissocial, mas talvez ela tenha apenas um transtorno que a incomode. Ou talvez ela seja apenas introvertida. Até o momento da gravação desse vídeo, tínhamos 12 inscritos. Se você se inscrever e compartilhar o vídeo, vai ajudar um criador de conteúdo independente. Não se esqueça de deixar o like, ativar o sininho, cuide bem da sua saúde mental e até o próximo vídeo.
Fonte: Fobia social e transtorno antissocial em O Discurso do Rei e Coringa | ANÁLISE PSICOLÓGICA por Minutos de Sanidade