Pular para o conteúdo

Amigdalectomia: Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia das amígdalas


Cirurgia das Amígdalas – Riscos e Cuidados

No vídeo de hoje, vou explicar tudo sobre a cirurgia tão comum e tão importante da retirada das amígdalas.

A cirurgia das amígdalas é realizada em ambiente hospitalar, com anestesia geral. O procedimento é realizado tudo por dentro da boca, com técnicas como o cautério monopolar, que permitem a remoção das amígdalas de forma segura e eficaz.

Mas como toda cirurgia, a amigdalectomia apresenta riscos, como dificuldade para se alimentar nos primeiros dias após a cirurgia, dor, náuseas, febre, mau hálito e sangramento.

Para evitar esses riscos, é fundamental seguir alguns cuidados após a cirurgia. É importante que o paciente se alimente com comidas líquidas e pastosas frias e geladas nos primeiros três dias após o procedimento. Além disso, é imprescindível evitar alimentos pontiagudos e duros nos primeiros 14 dias.

O paciente deve também evitar esforços físicos, carregar peso, pegar sol e ficar em lugares muito quentes, pois tudo isso pode aumentar as chances de sangramento. É fundamental seguir à risca os medicamentos prescritos pelo médico e não se automedicar de forma alguma.

A recuperação depois da cirurgia varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, dura de 7 a 14 dias. É importante estar em contato com o médico para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre a cirurgia das amígdalas.

Fonte: Cirurgia das amígdalas (amigdalectomia).Saiba tudo sobre ela. por Dra. Luciele Stochero- Otorrino