Pular para o conteúdo

Amigdalectomia: entenda como funciona a cirurgia das amígdalas

Cirurgia das Amígdalas: Dúvidas Comuns

Olá pessoal, meu nome é Carlos, sou médico otorrinolaringologista aqui em Aracaju, Sergipe. No vídeo de hoje, vamos conversar sobre as dúvidas mais presentes no consultório sobre a cirurgia das amígdalas.

Confira abaixo:

Anestesia

A dúvida mais comum sobre a cirurgia das amígdalas é saber se ela é com anestesia geral ou local. A anestesia tem que ser geral, pois durante a cirurgia, é necessário manter a respiração do paciente adequada e, para isso, é preciso que ele esteja dormindo e não lembrando de nada. A cirurgia é feita pela garganta, e um anestesista, que é um médico também, vai deixar o paciente sem dor, dormindo durante a cirurgia e vigiando seus parâmetros cardíacos e respiratórios.

Corte

Outra dúvida frequente é se existe corte. A cirurgia das amígdalas não tem corte externo; a região da pele é toda feita por via oral, pela boca. No momento da cirurgia, o médico usa um abridor de boca para fazer a abertura da boca do paciente e ter a visão das amígdalas. A parte de dentro é que é dissecada e retirada, sem a necessidade de cortes do lado de fora. Em algumas situações, é preciso fazer pontos dentro da região da loja amigdaliana após a retirada, mas em outros casos não há necessidade.

Duração da cirurgia

Não existe um tempo padrão para o procedimento cirúrgico, e a duração vai depender da técnica utilizada, mas em geral, a cirurgia das amígdalas dura cerca de 30 minutos.

Recuperação

Em relação à recuperação, há dois pontos principais: analgesia e alimentação. É preciso equilibrar a dor do paciente com medicamentos analgésicos para evitar a dor na região operada. A alimentação inicialmente deve ser feita com alimentos líquidos e pastosos, frios e gelados, por volta de cinco dias, para evitar arranhar a região e causar sangramentos. Depois de alguns dias, pode-se voltar à alimentação normal, por temperatura ambiente, pastosa e avançada.

Quanto ao repouso, é preciso evitá-lo nos primeiros 15 dias, para evitar o sangramento. A atividade física mais intensa deve ser evitada por pelo menos um mês, para uma boa cicatrização e recuperação sem sustos no pós-operatório.

Essas são as dúvidas mais comuns sobre a cirurgia das amígdalas, mas se você ainda tiver alguma pergunta, pode deixar nos comentários que teremos prazer em respondê-lo. Não se esqueça de curtir o vídeo, se inscrever no canal e ativar as notificações. Até o próximo vídeo!

Fonte: Como funciona a AMIGDALECTOMIA? | TUDO SOBRE A CIRURGIA DAS AMÍGDALAS!! por Dr Carlos Passos