Pular para o conteúdo

Alongamento em pé para lombar e hérnia de disco: Exercício com Marcelo Garcia


Nessa aula prática, vamos aprender um alongamento que pode aliviar dores na região lombar, quadril e ciático. Essa técnica é baseada nos Trilhos Anatômicos que conectam a parte da cabeça à dos pés.
O trilho em destaque inicia-se na testa, passa pela cabeça, desce pela nuca e se divide no glúteo, até chegar aos pés. Esse trilho é um dos principais filhos posturais para manter a boa postura e evitar dores na região lombar.
Vamos realizar o alongamento em pé, e para isso, você irá precisar de uma parede para se apoiar. Os pés devem estar paralelos e encostados na parede, e é importante manter contato com o bumbum e a lombar.
A técnica utilizada é a dos Três Passos: passo 1, onde você mantém o alongamento por cerca de 20 segundos sem aumentar a dor; passo 2, onde você força um pouco mais, mas ainda tolerando a dor; e passo 3, onde você volta devagar à posição original.
Para iniciar, escolha uma perna para apoiar e puxe a ponta do pé em direção ao seu corpo, enquanto abaixa o queixo em direção ao peito. Isso gerará uma tensão ao longo do trilho anatômico e proporcionará o alongamento desejado.
No passo 2, você deverá forçar um pouco mais, mas sem ultrapassar o limite de dor. E no passo 3, volte devagar à posição original para evitar encurtamentos musculares.
É importante lembrar que esse alongamento não deve ser realizado em casos de ciático inflamado na perna, e a flexão do joelho pode aliviar a dor.
Por fim, é recomendado realizar esse alongamento duas a três vezes por dia, respeitando o tempo necessário para a recuperação muscular.
Deixe nos comentários como foi a sua experiência com esse alongamento e se sentiu alguma melhora nas dores. Inscreva-se no canal e ative as notificações para receber mais aulas práticas e teóricas como essa. Até a próxima!
Fonte: EXERCÍCIO PARA LOMBAR, HÉRNIA DE DISCO: ALONGAMENTO EM PÉ. Marcelo Garcia #napraticacommarcelo por Marcelo Garcia