Pular para o conteúdo

Alivie dores musculares pós-treino com 5 dicas eficientes

Como avaliar dores musculares pós-treino

Você juntou toda a sua determinação para finalmente começar a se exercitar. Puxa um, puxa dois, puxa três e começa a canseira, os braços começam a doer. Você dá um tempo, viu que deu aquela aliviada, e volta a puxar ferro. O mesmo vale quando vai correr, depois de meia hora as pernas ficam doloridas. Você dá um tempo e volta a correr. Esse cansaço imediato é conhecido como dor muscular aguda.

Quer saber mais sobre ela e como aliviar essas dores? Então, fica até o final do vídeo para dar aquela aliviada.

O que é dor muscular

A dor muscular é um sinal de lesão e infecção, doenças ou outros problemas de saúde. Você pode sentir uma dor profunda e constante ou dores agudas aleatórias. Algumas pessoas têm dores musculares por toda a parte, enquanto outras têm áreas específicas. Todo mundo experimenta dores musculares de formas diferentes.

Quem pode ter dores musculares? Adultos de todas as idades e sexos podem ter dores musculares. Quando você tenta uma nova atividade física ou muda sua rotina de exercícios, pode sentir dor muscular de início tardio. As dores musculares podem surgir de 6 a 12 horas após o treino e durar até 48 horas. Essa é a dor muscular tardia (DMT). Você sente dor à medida que os músculos se curam e ficam mais fortes.

Quais os sintomas

O principal sintoma da dor muscular é a dor ou incômodo em uma determinada região do corpo ou mesmo uma dor mais sistêmica e generalizada. A dor pode ser uma sensação de queimação e ardência ou de pontada no músculo ou ainda uma sensação de peso no local, como se ele tivesse mais enrijecido ou sensível ao toque.

Em alguns casos, por conta da dor muscular, você pode ter sua capacidade de movimentação limitada, ficando incapacitado por um certo período de realizar certos exercícios e movimentos.

Como aliviar as dores

Para ajudar a aliviar as dores, você pode:

  • Descansar;
  • Fazer uma massagem muscular suave;
  • Usar gelo para ajudar a reduzir a inflamação ou calor para ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos;
  • Tomar medicamentos para dor de venda livre;
  • Usar cremes e géis que contêm mentol ou capsaicina;
  • Bebidas água;
  • Fazer exercícios mais leves;
  • Usar uma bolsa de gelo se for uma lesão aguda ou se notar inchaço no músculo ou da articulação estiver quente;
  • Fazer um boa massagem;
  • Aquecer o corpo com movimentos simples;
  • Fazer exercícios mais lentos e excêntricos;
  • Tomar um banho morno;
  • Consumir alimentos anti-inflamatórios;
  • Descansar.

Infelizmente, não pode evitar os músculos doloridos. Faz parte de ficar mais forte e saudável. Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a diminuir a quantidade de dores musculares.

Fique dentro dos seus limites. Você pode ficar tentando se esforçar, mas lembre-se de progredir lentamente com o exercício. Com o tempo, você pode aumentar a quantidade de peso que levanta, o tempo de corridas. Se você tentar aumentar muito cedo, você pode se machucar.

Quanto tempo a dor muscular deve durar

Os músculos doloridos que ocorrem após um treino rigoroso geralmente diminuem após 24 a 48 horas de descanso.

Se as dores musculares não desaparecerem após alguns dias de descanso ou até se tornarem mais intensas, pode ser um sinal de que você sofreu uma lesão muscular mais grave. Experimentar fortes dores musculares durante um treino também pode ser um sinal de que você tem uma tensão muscular ou lesão muscular. Se a dor muscular for acompanhada de dificuldade respiratória, febre alta, fraqueza muscular e torcicolo, consulte um médico.

Ficamos por aqui! Qual parte do vídeo de hoje te deu a impressão mais forte? Comenta aí! Aproveita, se inscreve no canal, dê um like e ative o sininho para não perder mais dicas do corpo. E foi apropriado, até a próxima, e fica firme!

Fonte: DICAS DE COMO ALIVIAR DORES MUSCULARES PÓS TREINO por Corpo Hipertrofiado