Pular para o conteúdo

Remédios para dor muscular: Anti-inflamatórios ou relaxantes musculares pós treino

Fala corredor! Só que anoitece e a Assessoria hoje vou falar de um assunto muito comum no mundo do esporte e das pessoas que praticam atividade física: tomar remédio para dor. Sabe aquela dorzinha do dia seguinte? Então, essa dor tardia é um quadro resultante de um processo inflamatório da nossa musculatura decorrente de um esforço.

Por muito tempo se pensou que era dor, essa dor era por causa do acúmulo do ácido lático que, após o exercício, e por isso ela era tratada de maneira errônea. Mas a gente sabe que essa dor tardia é decorrente daqueles atletas do final de semana, que não fazem nada semana inteira e vão reforçar além do que está acostumado, ou uma mudança de treino, uma carga acima do que está acostumado ou quando você começa a fazer alguma atividade que você não está habituado. Essa dor, ela é o seu músculo que trabalhou que sofreu um estímulo e agora está se recuperando.

De uma forma simples e objetiva, quando você faz algum exercício acima do que o seu corpo está adaptado, ele causa agressões ao nosso organismo e pode ser micro lesões musculares, quebradas reservas de energia entre outros fatores. E aí depois que causa esse estímulo, essa agressão, seu corpo ele se recupera e se adapta. O nosso corpo é uma máquina tão fantástica, não só repõe o que foi quebrado e decretado que a gente fala, como também melhora os seus níveis de condicionamento, claro desde que seja uma carga adequada.

Então, esse é um ciclo até pornográfico, vim para vocês entenderem. É um ciclo que você está com o nível de energia de condicionamento. Vamos supor, aqui você faz um estímulo, o treino, e não vai fazer com que você melhore primeiro. Ele vai fazer a quebra de várias coisas no organismo, vamos dizer assim, fazer as microlesões, aí na recuperação que ele começa a fazer a supercompensação que a gente chama, pra que ele possa recuperar e evoluir. Então você dá o nível aqui, quebra, recupera, descansa para evoluir. Claro que por isso precisa ter um acompanhamento de um profissional, que você precisa saber qual é a carga de treinamento tanto pra você é fazer com que haja um estímulo para melhorar. Se o ritmo foi muito fraco, não acontece nada. Se ele for muito forte é, você pode acabar se machucando. Então você tem que saber qual é esse estímulo, qual o tempo de um estímulo forte, pra você fazer com que haja essa quebra, que haja supercompensação para que você possa recuperar.

E essa dor do dia seguinte é esse tempo que o seu corpo leva para se recuperar e se adaptar. Então, se você tomar um remédio, um Dorflex, um anti-inflamatório, não existe a adaptação natural do seu corpo. O remédio acaba fazendo esse trabalho e os ganhos do seu exercício são praticamente nulos.

Então, essa dor tardia é uma adaptação fisiológica do nosso organismo e, às vezes, ela acontece é necessária. Sabe aquele ditado no “pain no gain”? Não precisa também ficar sem andar no dia seguinte, isso quer dizer que a carga foi demais. Então, no caso da nossa corrida, você voltou a fazer uma corrida, fez um treino mais longo, seu corpo não estava acostumado, um treino mais intenso, tem de tiro, treino de ladeira. O seu corpo não estava acostumado, iniciou uma atividade ou uma carga cima do seu corpo, vai sentir e ele precisa de descanso e repouso e uma alimentação mais adequada.

Se você fizer uma carga muito intensa desproporcional à sua evolução, aí você vai sentir muita dor e às vezes até precisa tomar o remédio. Não é o ideal, por isso é importante você saber o momento certo de fazer uma carga mais pesada, saber o descanso, uma carga mais leve. Mais importante, é você deixar o seu corpo se adaptar, por mais que seja um pouquinho. A sua vida é o que a gente brinca, do resultado é ruim, mas é bom. Mas, se você não sente nenhum desconforto, você se você sempre está na zona de conforto, não acontece nenhuma evolução. Mas, se você está incomodando muito após algum exercício, você pode colocar gelo e o m.d.a., realmente, né, para recuperação, descansar, se alimentar adequadamente e saber administrar essas cargas de treinamento.

O vídeo de hoje surgiu da dúvida de uma das pessoas que acompanham o canal. Então essa ideia conforme vão surgindo, sugestões, dúvidas, quiser algum tema que eu aborde, é só deixar os comentários. Entrar em contato com esse canal é para vocês. Assina para você receber assim que eu postar um vídeo que eu tô conseguindo manter uma sequência nesse ano. Compartilha com os amigos e vamos fazer com que mais pessoas possam ocorrer de forma mais saudável e melhor.

Fonte: Pode tomar remédio para dor muscular? Anti inflamatório ou relaxante muscular pós treino por A Arte de Correr – Mix3 Assessoria