Pular para o conteúdo

Aftas: Remédios eficazes para aliviar a dor e acelerar a cicatrização.


Olá, tudo bem? No vídeo de hoje, o Dr. Marcelo vai te mostrar como diminuir ou até mesmo eliminar as dores provocadas pelas aftas. Mas antes, ele te pede um favor: que você clique aqui ou no link abaixo do vídeo e se inscreva em nosso canal para nunca mais perder nenhuma dica importante para a saúde. Vamos lá?
Essas pequenas lesões dolorosas, esbranquiçadas ou amareladas, com o contorno avermelhado, podem aparecer em qualquer lugar da boca, interferindo na fala e alimentação e levando a uma deficiência nutricional. Elas são classificadas em três tipos: menores, maiores e herpetiformes.
Apesar de a tecnologia ainda desconhecer a causa exata das aftas, sabe-se que há relação entre essas lesões e doenças autoimunes, deficiência nutricional, histórico familiar e estresse emocional ou fisiológico. Por isso, é importante além de tratar a afta, investigar se há algum problema mais grave por trás dela.
Porém, devido ao desconhecimento da causa, não é possível estabelecer um tratamento específico. Os medicamentos são utilizados de forma paliativa para aliviar a dor, reduzir a sensibilidade e a duração e frequência do aparecimento dessas feridas.
Vamos aos tratamentos? Vamos começar falando do remédio natural que ajuda bastante no combate às aftas: o própolis. Ele possui ótimas propriedades terapêuticas que podem ajudar a cicatrizar de forma mais rápida e reduzir a dor. Apesar de doer bastante durante a sua aplicação, com extrato de própolis deveria ser aplicado com a ajuda de um cotonete duas vezes ao dia.
O bicarbonato de sódio também ajuda a diminuir a dor, pois destrói as terminações nervosas. Porém, faz com que a falta de memória ainda mais para cicatrizar devida destruição dos tecidos normais da mucosa.
Agora, vamos falar sobre os remédios mais utilizados no combate às dores provocadas pelas aftas. Mas, antes, um alerta: não faça uso desses remédios sem antes ler a bula e consultar um profissional. O seu uso constante pode ser perigoso, e o ideal é usá-los pelo menor período possível e em baixa dosagem. Além de diminuir as inflamações, os corticoides também reduzem a resposta imunológica do paciente, podendo levar em alguns casos à síndrome de Cushing, entre outros problemas sistêmicos.
Caso a afta seja recorrente, com coleção única de até três safras menores ou mesmo agressões associadas a traumas com mordidas acidentais, aparelhos ortodônticos, feridas provocadas durante a escovação de dentes, quebrados, etc., deve-se remover o agente traumático e fazer uso de corticoide tópico, quantas vezes necessárias.
Para aftas maiores, múltiplas e disseminadas em áreas menores, faça o uso de corticoide em cada uma delas e investir na dexametasona semanalmente, utilizando um cotonete para isso. Realize esse procedimento três vezes ao dia e evite realizar em crianças, que podem engolir o medicamento. Neste caso, o ideal é procurar um profissional para maiores orientações.
As aplicações de laser de baixa intensidade se mostram como uma das melhores opções, visto que o laser atua de forma anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante, acelerando o ciclo da afta e diminuindo a sua frequência.
Caso a afta não cicatrize em torno de três semanas, procure o mais breve possível o seu dentista para que ela seja analisada visando excluir a possibilidade de uma doença sistêmica ou mesmo um câncer bucal. Capriche na higiene bucal e evite alimentos ácidos para ajudar na cicatrização.
Não se esqueça de curtir esse vídeo e compartilhar com seus amigos. Se ainda não se inscreveu em nosso canal, faça isso agora mesmo! Muito obrigado pela sua atenção.
Fonte: Como acabar com as Aftas – Remédios para amenizar a dor de Afta por Ligado no Dentista