Pular para o conteúdo

Aftas: causas, sintomas e tratamentos


Boa tarde aos telespectadores do programa “Fazendo amigos”. Conforme nós prometemos na última entrevista, hoje estamos aqui com a cultura Ana Paula Barbosa Ribeiro, uma das profissionais aqui da tecnologia. Ela é uma das profissionais com mestrado, doutorado, com pós-doutorado e uma das mais graduadas em Curitiba, numa área de Odontologia que às vezes deixa um pouquinho a desejar que é a parte de diagnóstico de outras lesões bucais, tirando cárie ou doença gengival.
Muitas vezes, os profissionais não se preocupam com lesões importantes que podem aparecer dentro da nossa boca e nos visitam profissionais e às vezes dizem: “Ah, eu nunca vi um câncer na boca”, mas a gente fica pensando assim: quantas vezes o câncer passou despercebido? Porque a incidência dele é grande.
Antes de a gente começar a nossa polêmica, eu queria fazer uma homenagem a dois grandes professores dessa área. Eu considero assim, foram os melhores que eu tivesse na minha vida. Um foi meu colega, mas foi meu professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a minha homenagem à doutora Maria que foi uma das maiores sumidades em relacionada, tem livros publicados, principais livros do Brasil e do mundo a respeito do assunto São dele. E o doutor José Narciso, que também foi meu professor da Universidade Federal, foi meu colega também de magistério dentro da graduação da Pontifícia Universidade Católica. É muito gratificante ver o retorno do trabalho e falar sobre o assunto.
Vamos chamar os comerciais antes de conversar com a doutora Ana Paula. Alexandre Rodrigues aqui é o nosso chefe do nosso programa para que ele conduza entrevistas depois dos comerciais.
A Arte Odontologia tem por objetivo a excelência. Contamos com profissionais capacitados, mestres, doutores e especialistas da área, trazendo especialmente tecnologia e inovação sem deixar de lado a Humanização e o cuidado de tornar cada paciente único. A Arte Odontologia oferece as principais especialidades para que nossos pacientes sejam atendidos com toda a qualidade e recursos que necessitam.
A radiologia para nós a felicidade começa com seu sorriso. Bom, gente, estamos aqui na arte de fazer amigos do quadro ativo e com saúde com a doutora especialista em estomatologia. Vai explicando que se trata de uma área importante, bastante conexa e direto com a saúde bucal.
Motor, é um prazer tê-la aqui no programa e eu gostaria então de você falar um pouquinho sobre essas doenças que muitas vezes são cometidas através desse problema. É muito importante, mas muita gente estranha essa questão porque há doenças do estômago que estão ligadas diretamente à nossa boca, à nossa saúde bucal.
Como eu disse, Estomatologia é o estudo das doenças bucais e da pele bucal. Sempre que uma pessoa tem alguma afecção, uma doença que está incomodando na boca, que a gente chama a mucosa da boca, então pode formar como se fossem feridas e que popularmente são conhecidas como aftas. Os pacientes sempre falam: “Já tou com uma massa na minha boca que está durante uns três meses”. Ou então, tem sofrido com muitas aftas ou cândidas que muitas vezes, na verdade, tratam-se de outras doenças que não são verdadeiramente aftas.
Os sintomas dos pacientes sempre são: “Olha, já tou com uma massa na boca que está há mais de 15 dias ou então tem sofrido com muitas aftas e muita dor”. Mas, na verdade, tratam-se de outras doenças que não são verdadeiramente aftas. A afta, ela acontece espontaneamente. A pessoa acorda de manhã e tá com uma ulceração, uma úlcera na boca, tem uma ferida, uma lesão aberta no tecido.
Mas pode se tornar um câncer de boca ou uma doença oral dependendo da característica. Quando é uma afta, ela pode acontecer na bochecha, embaixo da língua, no fundo da garganta e muitos outros lugares da boca, espontaneamente. Então, o aparecimento da afta é diferente de uma lesão que pode ser um quadro maligino.
Vamos falar um pouco do câncer. Como ele pode surgir e quais são as causas?
Infelizmente, uma patologia que é bastante prevalente aqui no sul do Brasil ainda é o câncer de boca. Nós temos uma prevalência bastante grande, cerca de 10.000 casos novos de câncer de boca ao ano. E aí fica a pergunta: pode acontecer câncer na boca? Muitas pessoas têm essa dúvida.
Pode sim acontecer. Ela pode acontecer desde as lesões no lábio superior ou principalmente no lábio inferior que está exposto à radiação solar. Aquelas pessoas que trabalham no sol que têm comércio, trabalho por exemplo na construção civil, de jardinagem, estão muito expostas à radiação solar. Principalmente as de pele branquinha, olho claro cabelo claro, têm uma maior tendência a desenvolver o câncer no lábio inferior.
E dentro da boca também, é um problema bastante grave, só que aí está relacionado com outros fatores de risco, que são principalmente o cigarro e o álcool. O cigarro é o principal fator causal de câncer de boca, inclusive, deixando portava um pouquinho, o doutor Tertuliano falou muito da temperatura interna do nosso corpo e o chimarrão e o cigarro atingem uma temperatura tão alta que acabam, fazendo uma lesão.
Junto com as químicas, aí que acelera uma célula cancerígena que você já tenha predisposição.
Quais são os primeiros sintomas para que a pessoa se previna e vá ao médico por causa do câncer?
Como se trata de câncer de boca, geralmente, o primeiro profissional que vai visualizar uma lesão dessas é o cirurgião-dentista. Se passou batido, por exemplo, se o jovem disse: “Ah, é uma afta”, é uma lástima. Ele deve procurar um clínico geral ou um cirurgião-dentista os sintomas podem, enfim, feridas ou lesões esbranquiçadas ou avermelhadas que não cicatrizaram há mais de 15 dias, podendo causar dor, sangramento e muitas vezes com o que a gente chama de linfonodos “ínguas”.
São lesões que não cicatrizam há mais de 15 dias, ou placas brancas ou regiões bem avermelhadas ou áreas que estão um pouco endurecidas. Ou seja, aquela área que já virou uma ferida na boca da pessoa.
O nosso tempo está curto, vou ter que segurar aqui, mas semana que vem continua. Eu vou continuar com a doutora aqui, vou gravar e vou deixar para semana que vem. Nós vamos falar sobre úlceras na língua, língua geográfica e muito mais novidades para vocês. Nós estamos fazendo aqui em capítulos para que você não perca. Não saiam daí que o programa continua e com a doutora na semana que vem. Já está dito aqui e é a minha promessa feita.
Fonte: Tudo sobre Aftas – Art Odontologia – A Arte de Viver com Saúde por A Arte de Fazer Amigos