Pular para o conteúdo

Visão espírita sobre problemas e sofrimentos com Isabel Salomão de Campos

Mensagem Espírita – A importância da Espiritualidade e da Missão Pessoal

As atividades parecem também começar agora, neste momento em que a nossa casa está em festa espiritual, a festa do evangelho. Embora nós saibamos que os problemas é que nos trouxeram ao trabalho do Cristo, mas Ele está conosco. Então, os problemas vão deixar de ser problemas, nós é que vamos ser problemas para eles, porque nós vamos aprendendo a buscar da medicina espiritual ajuda, não só ajuda espiritual, mas também a ajuda da medicina espiritual que vai ajudar a medicina tradicional a detectarem os problemas e aliviar as dores e os sofrimentos. Agora, a libertação do sofrimento depende de cada uma espiritualidade, anestesia aquelas dores que são superiores ao nosso equilíbrio, aquelas dores que derrota a nossa esperança, a nossa confiança em Deus, na vida e em nós mesmos. Estas o amparo é muito grande, a assistência é muito grande e ela alivia a dor que nos tira o direito de participar de conviver.

Mas, o desaparecimento total do sofrimento depende do nosso progresso. Nós melhoramos, passamos uma temporada sem sentir nada, mas quando tem aquelas crises que a gente perde o raciocínio, tem na os diagnósticos temerosos e vamos deixar para lá. O diagnóstico não tem a ver com a nossa vida, o diagnóstico é uma informação que a ciência da terra nos passa, mas o importante é você por dentro de você o que é que você pensa da vida, o que é que você faz dos seus talentos, porque todos nós temos talentos, Deus nos criou e nos deu talentos para que nós, funcionando estes valores, nós tenhamos uma vida digna, junto à família, aos entes queridos e ao povo que somos todos nós.

Então, esses talentos precisam ser de amizade, em benefício da nossa saúde, do nosso equilíbrio, da nossa paz íntima, do esclarecimento maior do porquê da vida, que é que Deus quer de nós, o que é que nós estamos fazendo aqui no meio de tanta multidão, de tanta gente. Nós temos tarefas específicas, cada um de nós tem uma tarefa ante a vida, ante a programação que Deus fez para que fosse cumprido aqui na terra e através de nós, outros, de cada um de nós.

Não é um curso na terra, não é um título na terra que vai autorizar alguém a falar em nome de Deus, ajudar em nome de Deus. Todos nós trouxemos conosco esta mensagem, esta responsabilidade, essa tarefa, esta missão, como nós quisermos chamar, mas todos nós precisamos procurar assumir uma tarefa pequena que seja, dentro do evangelho do Cristo. É ali que nós vamos encontrar a nossa estrutura, nosso equilíbrio, nossa condição de vencer os problemas que estão nos vencendo e daí nós vamos ficando mais fortes do que os problemas que existem e nós não vamos acabar com os problemas, eles vão acabar de dentro de nós e vão desaparecer da nossa vida, mas os problemas vão continuar existindo.

Quando eu era criança, quando eu era jovem, quando alcancei a maioridade, agora na quinta idade, eu sempre vi problemas acontecendo. Então, todos nós que já vivemos um tanto mais no corpo físico, sabemos que em todas as épocas existirão problemas. O que vai existir com mais força, com mais dinamismo, é a conscientização divina, é você entender que você foi criado por Deus, você não está abandonado, a proteção se faz, mas os nossos sentidos, os nossos talentos estão sendo utilizados especificamente de uma forma determinante com as coisas do mundo. As coisas do mundo são necessárias, mas elas são passageiras, ela só momentânea. A alegria do mundo é passageira, não é felicidade.

O mundo tem alegria, a alegria para você está alegre, está muito contente porque conseguiu, porque fez, realizou. Felicidade eterna, felicidade é do espírito, é a tomada de consciência que o espírito tem da sua criação, da sua eternidade.

Dentro desses esclarecimentos, você vai usar os seus talentos para enriquecer a sua vida espiritual, a vida moral, esta é eterna. Então, dentro da doutrina espírita, os problemas ficam pequenos. Aqueles problemas que eram agigantados diante de nós, a gente tinha medo daqueles problemas. Você dentro do tratamento espiritual, da tomada de consciência da vida pela doutrina dos espíritos, você começa a ver os problemas de cima, aquele problemão que era um gigante, começa a ficar pequenininho e você vê lá de cima aquele problema é pequenininho e você vai sorrir.

Imagina, olha só o problema que estava me derrotando, tão pequeno, tão frágil e ele estava tirando a minha alegria de viver. Ele é pequeno agora, porque você se agigantou, mas antes é que se agigantava e você ficava pequena. Depois da doutrina, você cresce, se agiganta e vê um problema pequenininho e ele vai se distanciando de você e não desaparecer, porque lá na frente alguém precisa daquele problema.

Você não precisa mais dele porque você cresceu diante de Deus, se fortaleceu na iluminação da alma, da consciência. Você começa a ver o mundo espiritual, você participa dessa vida além do mundo espiritual, você começa a sentir realmente a felicidade para a qual você foi criado. Mas o mundo não, o mundo não te dá felicidade, dá momentos de alegria, é passageiro, aquela fantasia, aquelas bolas coloridas. E são importantes, não podemos desistir, o mundo é importante porque é uma escola, mas aqui é passageiro.

Como a escola também é passageira, então vamos aprender a viver como criaturas criadas por Deus, portanto, para a eternidade, como o desencarnou, quer dizer, deixo o corpo físico, foi ali, volta já, e vai voltar para perto de você, porque o amor une para sempre, razão porque o nosso amor por vocês é igualzinho o amor que nós temos pelos parentes, amigos que estão debaixo do nosso teto. Com aqueles nós temos mais deveres, mas amor nós temos por todos vocês.

A doutrina nos ensina, nos educa desta forma e a gente não é tão ruim assim né, vai insistindo, insistindo, acaba gente aprendendo a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Nós somos melhores do que ninguém, mas recebemos mais ajuda, mais esclarecimentos porque a doutrina espírita é Jesus de volta. Então, nós temos com os nossos filhos carnais, com os nossos parentes, o dever de botar uma cama arrumadinha, mesa é paga colégio e isso é diferente, mas o amor não, o amor é igual.

Este trabalho é recheado de amor, ele nasceu e é sustentado pelo amor que nasceu numa manjedoura e esse amor vem nos alimentando, a esperança, o equilíbrio, a paz íntima. Tento muito lá fora, mas aqui dentro tem paz. O mundo está confuso, vamos nos unir em torno da paz cristã, para ajudar o mundo a se classificar. Isso não é milagre, não é mistério, é um trabalho constante que se faz na alma, no entendimento, no dia a dia. Não podemos fazer isso fechado da nossa casa, do nosso comodismo, das livrarias passageiras da terra, é junto com vocês.

Não importa que você veio aqui pela dor, não tem importância. A dor é nossa amiga, quando a luz do Cristo nela se projeta, é amadora amiga, a gente ora com mais convicção, a alma solta um pouquinho do corpo, dos interesses da terra e busca nos planos espirituais recursos para ajudar a medicina terrena. Que Jesus a todos nós abençoe. Sejam bem-vindos.

Fonte: PROBLEMAS E SOFRIMENTOS NA VISÃO ESPÍRITA — com a médium Isabel Salomão de Campos por acasadocaminho