Pular para o conteúdo

Vitamina D e obesidade: Dr. Durval Ribas Filho explica a relação e importância da conexão entre elas

  • por
  • posts

O programa Simples assim: O apoio da Unimed Catanduva

Qual a relação entre a vitamina D e a obesidade? Nós trouxemos essa pergunta enviada por um espectador do programa Simples assim para o Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Abran, para nos responder.

Mais uma vez, obrigado por estar conosco no programa. Uma espectadora disse que viu ou leu algo a respeito de que a vitamina D e a obesidade têm alguma relação em comum, e isso é verdade. É uma descoberta relativamente recente. Existem muitos fatores que podem afetar a obesidade, e um desses fatores é a deficiência de vitamina D durante o período gestacional. Ou seja, quando a mãe tem níveis baixos de vitamina D durante a gestação, isso pode favorecer a hiperinsulinemia, ou seja, um aumento do número de células adiposas no organismo do bebê. Isso, por sua vez, pode levar ao sobrepeso e obesidade quando adulto.

É interessante ressaltar que isso é como se fosse uma programação metabólica, ou seja, é como se estivéssemos programando o nosso “neném” para desenvolver obesidade no futuro. Outro fator que contribui para o problema do sobrepeso e da obesidade é a falta de exposição solar, já que a vitamina D é produzida em nosso organismo quando nos expomos ao sol. O metabolismo da vitamina D não ocorre pela ingestão alimentar, mas sim pela exposição ao sol. A forma inativa da vitamina D se torna ativa quando é exposta à luz solar, e então é liberada na corrente sanguínea, onde desempenha diversas funções.

Recentemente, foi descoberto que a vitamina D é mais do que apenas uma vitamina, é um hormônio lipossolúvel com várias funções, inclusive relacionadas ao sistema imunológico. Além disso, estudos mostraram que a deficiência de vitamina D durante a gestação pode ocorrer, favorecendo o desenvolvimento de obesidade na criança.

Hoje em dia, é comum protegermos nossa pele dos raios solares, o que pode levar à deficiência de vitamina D. Por isso, é importante encontrar o equilíbrio e se expor ao sol nos horários adequados, antes das 10h ou depois das 16h. Além disso, a alimentação também pode contribuir para o aumento dos níveis de vitamina D no organismo. Alimentos como ovo e leite são boas fontes dessa vitamina. No entanto, vale ressaltar que o problema não é exatamente a alimentação, já que grande parte de nós consome uma quantidade adequada de alimentos ricos em vitamina D. O problema está no mecanismo de transformação da forma inativa para a forma ativa da vitamina, que ocorre principalmente pela exposição solar.

No Brasil, um país tropical, é interessante observar que existe uma grande deficiência de vitamina D na população, mesmo com todo o sol disponível. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas estão se protegendo excessivamente do sol. Por isso, é importante encontrar o equilíbrio e tomar sol nos horários adequados, respeitando os cuidados com a saúde da pele.

Além disso, é fundamental que as mães gestantes façam a dosagem de vitamina D no sangue e, caso apresentem valores abaixo de 30, façam a reposição adequada para proteger o bebê. Além da reposição via oral, é possível aumentar os níveis de vitamina D no organismo por meio da exposição solar e da alimentação adequada.

É importante lembrar que a deficiência de vitamina D também afeta os idosos, que apresentam deficiência na absorção de cálcio. Por isso, é fundamental que a terceira idade se preocupe em tomar sol e obter os benefícios dessa vitamina/hormônio.

Por fim, vale ressaltar a importância do apoio financeiro e emocional para os atletas de paraquedismo brasileiros. Mesmo sem o mesmo suporte financeiro de outros países, esses atletas se dedicam ao esporte, treinam intensamente e competem com excelência, representando o Brasil em eventos internacionais.

Parabenizamos todos os paraquedistas brasileiros que participaram do Mundial de Paraquedismo em Chicago e desejamos sucesso em seus futuros projetos e competições.

Aproveitamos para lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama. Faça exames, converse com suas amigas e familiares e contribua para disseminar essa informação durante todo o ano.

Agradecemos sua companhia e desejamos a todos uma excelente semana. Fiquem com Deus e até o próximo programa!

Programa Simples assim. Apoio Unimed Catanduva, Instituto e Deck: desenvolvendo pessoas

Fonte: Vitamina D e obesidade – Dr. Durval Ribas Filho, presidente da Abran por Programa Simples Assim