Pular para o conteúdo

Tratamento para manchas escuras no pescoço: descubra aqui

  • por
  • posts

O que são essas manchas no meu pescoço?

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Está começando mais um vídeo do quadro “Umahora a conta chega” e no vídeo de hoje eu vou contar para vocês o que são essas manchas no meu pescoço. E para quem não viu o vídeo anterior, já clica aqui dos lados pra ver em um vídeo anterior para vocês entenderem um pouco do assunto desse vídeo. E eu vou contar também sobre o que é resistência à insulina.

Bom, vamos começar com o que é resistência à insulina. Pelo que eu entendi, a forma que foi explicado, eu vou explicar para vocês, caso fique alguma dúvida, já dá uma pesquisada aqui no Google. Vou deixar também os links aqui embaixo na descrição para vocês não ficarem com dúvida. Mas a resistência à insulina funciona da seguinte maneira: as células do nosso corpo precisam de glicose para funcionar. E o que acontece é que a resistência à insulina é um desequilíbrio entre a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas.

Deixa eu explicar para vocês como funciona as nossas células. Para funcionar, elas precisam de glicose. Só que a glicose não penetra sozinha nas células, ela precisa da insulina para penetrar nessa célula. E o que acontece quando a gente produz insulina em excesso? Esse desequilíbrio na produção de insulina pelo pâncreas gera uma sobrecarga de insulina no nosso organismo. E o que acontece? A célula vai lá e capta uma molécula de glicose. Beleza, é o seu funcionamento. Mas essa glicose em excesso que foi produzida fica circulando na nossa corrente sanguínea, o que possivelmente desencadeia várias outras coisas, como por exemplo, a obesidade. Por isso que a gente pode ver que muitas pessoas que são diabéticas ou tem resistência à insulina, elas têm o “buchinho” grande. O meu, eu não vou mostrar agora, não. Mas mais para frente, quando eu for fazer um vídeo mostrando as minhas medidas, vocês vão ver. Mas é basicamente isso, essa resistência à insulina causa a obesidade, como eu já citei no outro vídeo. Se vocês não viram, clica aqui nos cards para vocês verem que lá eu conto sobre ter descoberto que eu estou com a insulina em resistência.

A resistência à insulina desencadeia várias outras coisas, o que é muito perigoso. Pode desencadear problemas nos rins, problemas no fígado, até mesmo a questão do diabetes. E quanto a essas manchas, essas manchas no meu pescoço são conhecidas como acantose nigricans, que são essas manchas escuras que geralmente dão no nosso pescoço, entre os seios, nas axilas e nas dobras e na barriga também. Geralmente pessoas mais obesas podem visualizar mais isso. Como eu já contei para vocês, eu estou acima do meu peso. O que acontece é que eu acabei descobrindo que eu tenho resistência à insulina, e essas manchas vêm dessa questão da resistência à insulina.

Essa resistência à insulina tem tratamento. Quanto antes a gente descobrir, melhor é para a gente tratar. No meu caso, eu fiz o exame de sangue que chama hemoglobina glicada, que serve para ver a quantidade de insulina que eu tenho. O médico me falou que o meu exame de sangue, a minha taxa glicêmica, é de 9,7. E até 5,6 é considerado aceitável. Após isso, você já pode estar sendo considerado pré-diabético. Então, como o médico me falou, eu já estou no limite. E esse exame de sangue hemoglobina glicada que eu fiz deu uma porcentagem, lá eu não me lembro quanto.

E também, essa questão de estar me mostrando que eu estou produzindo insulina em excesso, a acantose nigricans tem tratamento. E um dos tratamentos é a medicação. Geralmente, a acantose nigricans pode ser por ovário policístico, resistência à insulina, obesidade, essas coisas. E tem tratamento, que é o medicamento. Mas a gente também pode conciliar três coisas, que é alimentação e ter uma alimentação saudável, atividade física junto. Nesses três, com certeza você vai diminuir a taxa de glicose no seu sangue.

Essas manchas no meu pescoço, eu já tenho elas há algum tempo. Mas eu nunca liguei para saber o que era, né. Mas aquela história, né? “Umahora a conta chega”. Eu tive que procurar, sabendo que estava começando a me incomodar a um certo ponto, e eu quis saber o que era. Eu lembro que eu já cheguei em um estágio da minha vida que eu já peguei tutorial de como tomar banho aqui na internet, porque eu achava que essas manchas eram sujeira. E eu já ouvi de muita gente “faz isso, faz isso, faz aquilo outro”, e nada tirava essas manchas do meu pescoço. Eu falava, gente, não tem base, eu sei tomar banho. E é uma coisa assim muito bizarra, né? Porque você pensa, mas eu tomo banho direito, e as manchas permaneciam lá.

E outra coisa, gente, a gente acha 1001 receitas na internet de como tirar essas manchas. Eu já vi uma aqui que era até de passar limão. Gente, não façam isso, porque a gente sabe que o limão em contato com a pele agride bastante, pode causar manchas e tudo mais. Então, não fica aí pesquisando coisas aleatórias de como tirar essa mancha do pescoço se você não sabe realmente a causa do seu problema. Fica aí essa dica para vocês, não prejudicarem mais ainda o problema de vocês.

Agora, como a gente pode combater a resistência à insulina? A resistência à insulina a gente tem que associar três coisas da nossa vida, que é o medicamento, se caso for necessário como foi indicado, alimentação e atividade física. Porque essas manchas só vão sair da pele da gente, reduzir a taxa de glicose no nosso sangue. E lembrando, tá? Perceber alguma alteração na sua saúde, perceber algo de diferente no seu corpo, procure um médico para a gente auxiliar nesse processo, que é muito importante. Tudo bem? Não só assista os vídeos aqui, fica tirando as suas conclusões. Lembrando que quem faz diagnóstico é o profissional especializado, o médico. Não faça diagnóstico no Google, porque senão você vai surtar.

Tá? Você tá vendo alguma alteraçãozinha aí, já procure um médico, já faça os exames. Mas você consegue detectar isso mais rápido possível, tá? Gente, eu espero muito que vocês tenham entendido o que eu tentei passar para vocês aqui no vídeo. Qualquer dúvida, joga aí nos comentários que se eu souber, eu vou responder, vou pesquisar se caso eu não souber. Tá? Comente aí também para mim se você tem essas manchas no pescoço e se é novo por aqui, já se inscreve no canal e ative as notificações para receber os próximos vídeos. No próximo vídeo, vou falar sobre o resultado dos meus exames, dos meus outros exames, e possivelmente vou falar um pouco sobre essa questão do meu peso. E aí ó, um beijo e até o próximo vídeo, tá? Tchau, tchau!

Fonte: MANCHAS ESCURAS NO PESCOÇO, SERÁ QUE TEM TRATAMENTO? por Camila Oliveira