Pular para o conteúdo

Transtorno de Comportamento de Sono REM: Descubra os Sintomas e Tratamentos do Sono Agitado

  • por
  • posts

Transtorno do Comportamento do Sono REM

Olá! Se você quer saber o que é Transtorno do Comportamento do Sono REM ou sono agitado, fica até o final desse vídeo que vou falar mais sobre isso hoje.

Olá! Meu nome é Dr. Willian Rezende do Carmo, sou médico neurologista fundador da Clínica Regenerate e no meu canal falo sobre sono, emoções, neurologia geral. Toda semana trago as últimas novidades do mundo da Neurologia. Se você não quiser perder nenhuma novidade do meu canal, se inscreva e clique no Sininho para receber notificações.

O transtorno do comportamento do sono REM ou sono agitado é algo que deve ser investigado. Quando ocorre em crianças e bebês, é relativamente comum e normal, pois o cérebro do bebê está se desenvolvendo e criando o ciclo de sono. No entanto, quando ocorre em adultos, especialmente em adultos mais velhos, pode ter outros significados.

O transtorno de comportamento é definido pela ausência de atonia durante o sono REM. O sono REM é uma das fases do sono em que a pessoa, quando começa a dormir, passa por fases, como REM1, REM2 e REM3, sendo a mais profunda. Durante essa fase, o cérebro se superficializa e fica perto de estar acordado, mas não está acordado. O corpo fica completamente sem movimentos, exceto pelos movimentos rápidos dos olhos. Por isso, é chamado de REM, que significa “movimentos rápidos dos olhos”. O resto do corpo fica parado, o que é chamado de atonia, pois não há planos de movimento dos músculos.

Nesse momento, ocorre a produção de sonhos no cérebro, e o corpo deve estar parado. No entanto, se o corpo começa a se mexer de maneira abrupta, é típico dar socos, chutes ou movimentos violentos durante o sono. Esses movimentos estão associados a sonhos de conteúdo violento, como perseguições. Isso é chamado de Transtorno do Comportamento do Sono REM.

O transtorno do comportamento do sono REM pode não ter significado algum e passar despercebido. No entanto, em alguns casos, pode causar repercussões, como quedas da cama ou machucados, pois os movimentos são fortes e abruptos.

Esse transtorno pode ocorrer em diversas idades, desde jovens até idosos. Pessoas idosas podem começar a cair da cama durante a segunda metade da noite, quando há mais sono REM. Além disso, o transtorno do comportamento do sono REM está associado a algumas doenças, como Parkinson, demência de corpos de Lewy e esclerose múltipla.

O diagnóstico do transtorno do comportamento do sono REM é feito através de uma história clínica detalhada, em que o paciente fornece informações sobre os movimentos durante o sono. Além disso, é necessário realizar um exame de polissonografia, que verifica os movimentos involuntários durante o sono REM.

O tratamento desse transtorno tem como objetivo evitar que a pessoa se machuque durante o sono. O medicamento mais utilizado é o clonazepam, geralmente em doses mínimas, como duas ou três gotas. Além disso, a melatonina também pode ser usada para diminuir os movimentos durante o sono.

Cada caso é individual e o tratamento deve ser personalizado para cada paciente. O mais importante é buscar por alguma causa subjacente e realizar o diagnóstico diferencial com a apneia do sono, que também pode causar movimentos durante o sono.

Se você conhece alguém que apresenta movimentos abruptos e violentos durante o sono, compartilhe esse vídeo com ela e veja se a informação pode ajudá-la a ter uma melhor qualidade de sono.

Se gostou desse vídeo, não deixe de dar um like, compartilhar e se inscrever no canal para receber novidades.

Fonte: Transtorno de Comportamento de Sono REM – Sono Agitado por Regenerati – Dr. Willian Rezende