Pular para o conteúdo

Resumo sobre a Febre Amarela: causas, sintomas e prevenção.

  • por
  • posts


Bom, então pessoal, hoje eu trouxe para vocês um pouco sobre febre amarela. Lembrando que é um assunto comum em editais de agente de saúde e de endemias. Infelizmente, gente, voltei a tempo até trazendo mais conteúdo para o canal. Esse último mês foi meio corrido, mas devagar a gente vai trazer no vídeo seguindo as sugestões dos inscritos, que são sempre bem-vindas. Tá, então vamos lá. O que é importante a gente entender de cara sobre febre amarela? Primeiro, ela é uma doença transmitida por mosquito. Aqui no canal já expliquei a diferença de vetor e agente etiológico lá no vídeo de dengue para concursos. Então, nesse caso, o mosquito é o vetor. A febre amarela tem duas classificações: a febre amarela Silvestre e a Urbana. No caso da febre amarela Silvestre, o mosquito transmissor é o Aedes e o Haemagogus. Cuidado com o nome desses mosquitos que algumas bancas costumam brincar, fazer pegadinhas com o nome deles. Só que no caso da febre amarela Urbana, quem transmite é o nosso famoso Aedes aegypti, que é o mesmo da dengue. Ah, tá. Ao contrário da dengue, a febre amarela tem vacina própria, né. Vamos também já ver aqui alguns sintomas que a febre amarela causa. Primeiro, febre alta. Em alguns casos, a pele e os olhos ficam amarelados, por isso febre amarela. Pode ocorrer também dores musculares e nariz. Mas gente, esses são sintomas de um modo geral, não necessariamente toda a pessoa que tiver febre amarela vai ter todos esses sintomas juntos. Em alguns casos, também pode ter uma piora no quadro do paciente e pode também estar tendo alguns problemas no fígado e nos rins, sendo necessária a pessoa realizar a diálise e também receber a transfusão de sangue. É importante, gente, a gente frisar que o vetor da febre amarela é um mosquito. Só que o agente etiológico é um arbovírus. Por isso é importante a vacina de dez em dez anos atualmente, né. Os bebês, eles já vão ao posto de saúde receber a vacina com nove meses de idade. Isso é importante porque uma pessoa sem a vacina que for numa área Silvestre, se essa pessoa for picada e ela retornar para a cidade, quando ela retornar para a cidade vem o mosquito Aedes aegypti e esse mosquito, ao picar essa pessoa, eles se infectam e passam a transmitir a febre amarela. É uma coisa muito doida, é como se o ser humano, ele acabou se tornando realmente um hospedeiro acidental. Então, olha só a importância da vacina. Quando a pessoa for viajar, ela manterá a caderneta dela de vacina completinha né. No combate à febre amarela, é lógico que medidas já conhecidas como tampar caixa d’água, eliminar a água parada ajudam no combate ao vetor. É lógico que a gente sabe disso, mas a vacina, sem dúvida, é a melhor prevenção porque ela se aplica também à área rural. Então, olha só, vamos analisar aqui, gente, uma questão:
A febre amarela é uma doença grave que pode levar à morte se não tratada de maneira adequada. Analise as questões abaixo e indique a alternativa que cita o vetor da doença.
A) Vírus Flavivírus;
B) Seres humanos;
C) Macacos;
D) Mosquito haemagogus.
Resposta: Letra D – Mosquito Haemagogus.
Análise atentamente as informações abaixo e marque aquela que indica uma informação incorreta sobre a febre amarela.
A) A febre amarela é uma doença viral;
B) A febre amarela pode causar dores musculares, dor de cabeça e icterícia;
C) A febre amarela é transmitida por um mosquito;
D) A febre amarela não possui um tratamento específico.
Resposta: Letra D – A febre amarela não possui um tratamento específico.
Bem, gente, eu acho que se eu não me engano é desde 1942 que não há registro de febre amarela urbana. Por isso, a nossa afirmativa da letra D está errada. Porque a febre amarela silvestre não foi erradicada, ela ainda persiste.
Tá, gente, eu espero que tenha ajudado vocês. O vídeo tá bom, tá um pouco afastada do canal. Mas realmente, a falta de tempo. Obrigada pela atenção de vocês. Tchau, tchau!


Fonte: Febre Amarela resumo por Taiane Ribeiro