Pular para o conteúdo

Qual é a farinha mais saudável: trigo, milho ou mandioca? Dr. Moacir Rosa responde.

  • por
  • posts

Olá família, bem-vindos mais um vídeo aqui do nosso canal e mais um assunto que é alvo nos nossos debates: qual a melhor farinha? A farinha de trigo, a farinha de milho na forma de fubá, a farinha de canjiquinha, a farinha de mandioca na forma de polvilho ou a farinha de tapioca? Qual é a mais indicada para o consumo para pessoas que têm diabetes, para aquelas que estão buscando perder peso e emagrecer, ou para aquelas que simplesmente querem levar uma vida mais saudável? Será que eu consumo alguma dessas farinhas?

Há um tempo atrás, eu fiz um vídeo comparando a farinha de trigo com outras farinhas, como farelo de arroz, farinha de amêndoas e farinha de coco. Porém, acabei esquecendo de falar sobre a farinha de milho e a farinha de mandioca, que são as mais consumidas no Brasil. As pessoas me cobraram um posicionamento com relação a isso, então, atendendo a pedidos, vamos comparar as três farinhas mais famosas do Brasil: a de trigo, a de milho e a de mandioca.

Antes de começar, vale lembrar que a farinha de trigo é a pior opção e a que eu não consumo e não recomendo para ninguém. Primeiro, ela é um alimento pobre em nutrientes. É um grão rico em amido, não possui fibras, tem poucos minerais, poucas vitaminas e quase nenhum nutriente. Basicamente, é um amido que é transformado em gordura dentro do nosso corpo. Portanto, se você é diabético, esse tipo de alimento eleva muito a sua insulina, o que é péssimo para você. E se você está buscando emagrecimento, ele é um péssimo aliado.

Porém, esse nem é o maior problema da farinha de trigo. O problema é a presença do glúten, que é uma substância altamente inflamatória. Eu não recomendo essa farinha para ninguém, pois o glúten é responsável por uma inflamação subclínica, ou seja, uma inflamação que não sentimos diretamente, mas que ao longo do tempo é responsável pelo desenvolvimento da maioria das doenças crônico-degenerativas. Além disso, evitar alimentos inflamatórios é o melhor que podemos fazer para nossa saúde, principalmente agora, durante a pandemia do coronavírus.

Já a farinha de milho tem como vantagem não possuir glúten. Porém, assim como o trigo, o milho é um grão rico em amido, com poucos nutrientes. Portanto, se você é diabético ou está buscando emagrecimento, também não é uma boa opção para você. Além disso, a maioria do milho consumido no Brasil é transgênico, e os impactos desses alimentos na nossa saúde a longo prazo ainda não são conhecidos.

A farinha de mandioca, na forma de polvilho, é conhecida por ser utilizada na culinária mineira, principalmente para fazer o famoso pão de queijo. Assim como o milho, a mandioca não possui glúten, o que é uma grande vantagem. Porém, também é um alimento pobre em nutrientes, a menos que seja combinado com alimentos ricos em proteínas, como carnes, queijo e frango, por exemplo. Por si só, é apenas amido puro, ou seja, carboidrato puro.

Portanto, se você é diabético ou está buscando emagrecimento, evite esses grãos e carboidratos. No entanto, se você é saudável, pode consumi-los com moderação. Espero que tenham gostado desse vídeo. Não deixem de compartilhar e se inscreverem no canal. Um grande abraço e até a próxima!

Fonte: Farinha de Trigo, de Milho ou de Mandioca? Qual a Mais Saudável? || Dr. Moacir Rosa por Dr. Moacir Rosa