Pular para o conteúdo

Prevenção do câncer de próstata: dicas do Dr. Moacir Rosa

  • por
  • posts

Prevenção e Tratamento do Câncer de Próstata

Olá família, bem-vindos mais um vídeo aqui no nosso canal. A próxima é uma das maiores preocupações da saúde do homem: o câncer de próstata, que atinge mais de 65 mil homens a cada ano só no Brasil. Pode ser prevenido e tratado, uma vitória entrar nessa estatística. Como prevenir as doenças da próstata, como tratar e o temido exame de toque. É realmente necessário? É sobre isso o nosso vídeo de hoje. Então like no vídeo, compartilhe e me diga: você está prorrogando o seu exame de próstata? Já está na idade? Coloque aí nos comentários abaixo.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula exclusiva dos homens, localizada logo abaixo da bexiga. Por dentro da próstata passa a uretra, que é o caminho que a urina percorre até o exterior. E quando essa próstata está inflamada, quando ela aumenta de tamanho, ela acaba pressionando a uretra, dificultando a passagem da urina. Por isso, um dos sintomas mais comuns de quem tem problemas de próstata é a dificuldade de urinar.

Os problemas podem ser diversos, mas os mais comuns são:

  • Prostatite: inflamação da próstata, geralmente causada por um vírus ou bactéria;
  • Hiperplasia benigna prostática: aumento do tamanho da próstata;
  • Câncer de próstata: proliferação maligna de células.

A prostatite é facilmente tratada com antibióticos. O que mais preocupa mesmo em relação à próstata é a hiperplasia benigna prostática e o câncer de próstata.

O fator hormonal na próstata

Tanto o aumento do tamanho da próstata quanto o câncer de próstata têm um fator hormonal muito forte. Dois hormônios são imperativos nesse processo: o DHT (dihidrotestosterona) e o estrogênio.

O DHT é produzido de forma natural a partir da nossa testosterona por uma enzima conhecida como 5 alfa redutase. Quando essa enzima está muito ativa, ela produz uma quantidade maior de DHT, o que aumenta o tamanho da próstata e causa outros sintomas como a calvície androgênica. Já o estrogênio é produzido de forma natural a partir da testosterona por uma enzima conhecida como aromatase. Quando essa enzima está muito ativa, ela gera um excesso de estrogênio, que também pode causar o câncer de próstata.

Portanto, é preciso ficar atento aos níveis de DHT e estrogênio no corpo. É recomendado fazer exames para medir esses níveis, como o exame de PSA e o toque retal.

Prevenção e tratamento

Para prevenir o câncer de próstata, além de se manter atento aos níveis de DHT e estrogênio, existem alguns suplementos que podem ajudar:

  • Óleo de semente de abóbora: contém cucurbitacina, que possui efeito anticâncer e inibe as enzimas responsáveis pelo aumento do tamanho da próstata;
  • Saw palmetto: inibidor natural da 5 alfa redutase;
  • Indol 3 carbinol: presente no brócolis, repolho e couve de Bruxelas, tem um efeito na prevenção do câncer de próstata;
  • Urtiga dióica: também é um inibidor natural dessas enzimas.

Além dos suplementos, é fundamental fazer exames regulares para avaliar a saúde da próstata. O exame de toque retal ainda é o mais eficaz para detectar possíveis problemas.

Então, pare de preconceito e faça o exame de próstata. É preciso sim fazer o exame que pode salvar a sua vida. O câncer de próstata tem uma evolução muito lenta, mas é possível a cura desde que seja detectado precocemente.

Espero que vocês tenham gostado desse vídeo. Não se esqueçam de curtir e compartilhar. Todos os suplementos que eu uso e indico estão disponíveis no meu site. Confira lá! Até a nossa próxima conversa. Até mais!

Fonte: CÂNCER DE PRÓSTATA Saiba como Evitar || Dr. Moacir Rosa por Dr. Moacir Rosa