Pular para o conteúdo

Os melhores exercícios de fisioterapia respiratória com Dr. Fabio Pitta

  • por
  • posts

Técnicas para Aliviar Sintomas da Fibrose Pulmonar Idiopática

Introdução

Olá! Meu nome é Fábio Pinto, sou fisioterapeuta, e hoje vou mostrar algumas técnicas que podem ajudar a aliviar os sintomas da fibrose pulmonar idiopática. Vou contar com a ajuda do Roberto para mostrar alguns exercícios simples que podem melhorar a amplitude de movimento da caixa torácica.

Exercícios de Movimento

Um dos exercícios consiste em movimentar suavemente o tronco, estando em pé ou sentado. Você também pode fazer esse exercício com ajuda de uma bola ou um bastão. É importante ter a orientação adequada de um profissional, para acompanhar o exercício e ficar atento ao padrão respiratório do paciente. Durante todo o processo, respire tranquilamente e solte o ar durante os movimentos.

Exercícios Físicos

O treinamento físico é uma parte fundamental do tratamento não farmacológico de pacientes com fibrose pulmonar idiopática, já que a falta de condicionamento contribui para a mortalidade precoce. Os exercícios mais indicados são os aeróbios, seja de forma contínua ou intervalada, e o fortalecimento muscular.

O paciente deve andar em cima de uma esteira por um curto período, fazendo também alguns exercícios de fortalecimento muscular com faixas elásticas, ambos sob a supervisão de um fisioterapeuta. Devido à alta possibilidade de diminuição da saturação de oxigênio (hipoxemia), é importante acompanhar a saturação de oxigênio por meio de um oxímetro de pulso. Caso haja uma diminuição na saturação, é possível compensar oferecendo oxigênio por meio de um cateter nasal.

Técnica Respiratória

O “shaker”, ou flutterol, é um pequeno aparelho de oscilação vibratória oral utilizado para ajudar o paciente a tossir de forma mais eficaz. O fisioterapeuta vai demonstrar como utilizá-lo, puxando o ar e soprando com força na válvula do aparelho.

Existem também técnicas respiratórias que melhoram o fluxo aéreo e potencializam a tosse do paciente, como o ciclo ativo da respiração. Neste exercício, o paciente vai realizar três ações: respirar tranquilamente com a barriga, soltar o ar e tossir com força.

É importante destacar que todas essas técnicas devem ser realizadas sob a supervisão de um profissional e seguindo as orientações adequadas.

Conclusão

Seguindo essas orientações e complementando o tratamento com essas técnicas, é possível aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de pacientes com fibrose pulmonar idiopática. Não se esqueça de ter por perto o acompanhamento de um profissional de sua confiança.

Fonte: Exercícios de fisioterapia respiratória com Dr. Fabio Pitta por Boehringer Ingelheim Brasil