Pular para o conteúdo

Os benefícios do chá medicinal para tratamento da nefrite.

  • por
  • posts

Uma das coisas que mais me dá prazer fazer nesse canal aqui do YouTube é responder algumas perguntas difíceis sobre assuntos que eu nunca ouvi falar na minha vida, e hoje eu vou dar um exemplo aqui para vocês ficarem até o final.

Olá pessoal, eu sou o Doutor Roberto Galvão do canal nefrologista, mais uma vez para esse vídeo aqui. Agradeço se você já puder se inscrever no nosso canal, dando um clique no botão vermelho, ativar o sininho das notificações e deixar um like pra gente.

Direto ao assunto, algumas saias justas que os inscritos me colocam de vez em quando são perguntas como essa aqui: “Doutor, minha filha tem síndrome nefrótica. Ela toma um chá de tomé, porém o que o senhor me diz?”. Olha só a pergunta usada aí, que chá é esse?

Bom, amigo, só me resta entrar no computador e no site PubMed, fazer um levantamento na literatura. Primeiro, eu precisei descobrir os sinônimos do tal chá de tomé. Tem para quem não sabe, o tomé é uma árvore, popularmente conhecida como a Embaúba ou Gaba Gaba. O nome científico é Cecropia. E o que dizem sobre o chá de tomé?

Essa árvore tem o nome científico de Cecropia glaziovii. E acertei! Bom, amigo, para poder responder se sua filha pode ou não tomar esse negócio, primeiro tenho que fazer algumas considerações sobre essa árvore, sobre esse tipo de planta.

Na cultura popular, você pega as folhas secas dessa árvore, faz um chá, colocando as folhas fervendo com água durante alguns minutos. Esse chá tem algumas aplicações clínicas. Dentre as ações farmacológicas que essa planta teria, uma delas seria o efeito vasodilatador, com redução da pressão. Esse chá também teria uma ação anti-inflamatória, antioxidante e imunomoduladora.

Eu encontrei também algumas descrições dizendo que o chá possui efeito diurético. Porém, os artigos que eu levantei falam todos sobre um efeito anti-hipertensivo, mas não falam diretamente de um efeito diurético. E esse próprio efeito anti-hipertensivo não é bem entendido. Até o momento, os pesquisadores não sabem exatamente qual seria o mecanismo de ação para redução da pressão arterial com esse tipo de planta.

Outra questão muito importante quando falamos desse tipo de estudo é que todos esses artigos que eu levantei foram feitos de forma experimental em laboratório, ou seja, estudos com ratos. E eu não consegui encontrar nenhum artigo científico que fale sobre o efeito dessa droga em seres humanos.

Mais uma coisa que interessa aqui para nosso amigo que fez a pergunta é que não há também descrição sobre o efeito dessa planta para o tratamento da síndrome nefrótica. Nenhuma evidência, mesmo experimental, em redução de proteinúria, melhorar o edema, ou baixar a creatinina, baixar a ureia, qualquer coisa desse tipo. Ainda mais em uma doença renal séria como é o caso da síndrome nefrótica.

Para quem não sabe, a síndrome nefrótica é um tipo de doença renal onde o paciente tem uma grande perda de proteínas pela urina, a albumina no sangue fica baixa, e isso leva a um inchaço muito importante do corpo todo.

E além disso, a síndrome nefrótica é uma doença que não deveria ser tratada com chás, porque o chá, por conter sódio, pode levar a um aumento do inchaço do paciente com o passar do tempo.

Finalmente, pessoal, gostaria de falar sobre os efeitos tóxicos dessa planta. Porém, não existem grandes estudos mostrando eficácia, também não há grandes estudos mostrando segurança. E eu gostaria de pegar um artigo específico, que eu vou colocar aqui na descrição do vídeo, um estudo do pessoal da Universidade Federal de Santa Catarina no ano passado (2020). Eles demonstraram uma interação medicamentosa entre o extrato dessa planta tomé e os citocromos que temos no sangue.

Citocromos são enzimas produzidas pelo fígado que metabolizam os medicamentos. Então, quando você toma o chá e ao mesmo tempo está tomando algum medicamento, pode haver uma interação medicamentosa que pode ter dois tipos de resultados. Um deles é cortar o efeito do medicamento, ou seja, a pessoa com síndrome nefrótica que está tomando remédio e toma o chá pode ter um corte no efeito do medicamento.

Ou ainda, pode haver uma elevação do efeito da droga ou medicamento que você está tomando, ou seja, ele pode se tornar tóxico também para o paciente.

E embora sejam estudos experimentais, estudos pequenos, pessoal, esse tipo de dado apenas mostra o quanto pode ser inseguro o uso indiscriminado desse tipo de terapias naturais.

O conselho que eu gostaria de deixar aqui para nosso amigo que está dando o chá de tomé para sua filha é: não aconselhamos o uso dessa substância por não haver indicação na síndrome nefrótica, pela falta de estudos clínicos que mostrem a real utilidade dessa substância. E o que mais me preocupa é essa possível redução da eficácia dos medicamentos que ela está usando, ou ainda, essa interação levar a um aumento no nível desses medicamentos, que ela já usa, provocando um efeito tóxico.

Se vocês gostaram desse vídeo, deixem aqui o seu comentário, suas dúvidas, compartilhem com seus amigos em redes sociais e no WhatsApp. Eu volto em breve com mais conteúdo. Grande abraço!

Fonte: CHÁ Medicinal para NEFRITE !!! por Nefrologista