Pular para o conteúdo

Miocardite: Causas e relação com a vacina COVID-19.

  • por
  • posts

E muitos têm falado recentemente a respeito da miocardite, principalmente sobre sua relação com a vacinação aqui no Brasil. Mas afinal, o que é miocardite? Você conhece essa doença? Como se diagnostica e trata? É relacionada mesmo com a vacinação? É isso que vamos conversar no vídeo de hoje.

Se você é novo por aqui, não me conhece, meu nome é Gustavo Lace Marques. Eu sou médico, especialista em cardiologia clínica e medicina interna, e sou professor universitário. Aqui no canal, conversamos sobre temas relacionados à Medicina e à ciência da saúde de forma simples e descomplicada, direcionada tanto para profissionais da área quanto para quem busca adquirir mais conhecimento. Sejam todos muito bem-vindos e vamos lá então.

Vamos falar sobre miocardite? A miocardite é uma inflamação do miocárdio, que é o músculo do coração. Essa inflamação pode variar de grau leve, com pouca repercussão para o paciente, até graus muito graves, em que a pessoa pode entrar em falência cardíaca e ter uma situação chamada choque cardiogênico, na qual o coração não consegue mais bombear sangue adequadamente, levando a uma queda da pressão arterial e, eventualmente, ao risco de morte.

A manifestação clínica mais comum da doença é a dor no peito, devido à inflamação do tecido miocárdico. Nos casos graves, pode haver também inchaço causado pelo represamento do sangue, falta de ar, cansaço e queda na pressão arterial. Geralmente, a miocardite é causada por uma inflamação, que, na maioria das vezes, é causada por um vírus. Os principais vírus causadores são o vírus Coxsackie e o adenovírus.

Quando se trata de diagnóstico e tratamento, o diagnóstico da miocardite pode ser feito por ressonância do coração ou pela dosagem da troponina, uma proteína que é liberada quando há lesão no músculo cardíaco. Já o tratamento é basicamente de suporte, não havendo nada específico que possa ser feito para tratar a miocardite.

Agora, voltando à questão da relação da miocardite com a vacinação, existem relatos sobre casos de miocardite após a vacinação, principalmente relacionados às vacinas que utilizam a metodologia do RNA mensageiro, como é o caso da vacina da Pfizer. Porém, é importante ressaltar que esses casos são raros e o risco é muito baixo.

Em um estudo realizado em Israel, que avaliou mais de dois milhões de pacientes que receberam a vacina da Pfizer, observou-se uma incidência de 2,13 casos de miocardite para cada 100 mil pessoas vacinadas. Além disso, o estudo constatou que o risco era maior em homens do que em mulheres e que a população jovem, entre 16 e 29 anos, tinha maior prevalência de miocardite.

Porém, é importante ressaltar que a gravidade dos casos de miocardite relacionados à vacinação foi baixa, com apenas um caso grave e os demais sendo quadros leves ou moderados. O tratamento da miocardite é basicamente de suporte, com monitoramento dos sintomas e repouso.

Comparando o risco de miocardite relacionado à vacinação com o risco de miocardite pela COVID-19, observa-se que o risco de miocardite pela doença é muito maior do que o risco pela vacinação.

Um estudo realizado nos Estados Unidos, que avaliou atletas universitários que tiveram COVID-19, encontrou uma prevalência de 0,31% de miocardite sintomática entre os pacientes com sintomas cardíacos. Ou seja, o risco de miocardite pela doença é muito maior do que o risco pela vacinação.

Portanto, embora exista um risco de miocardite relacionado à vacinação, esse risco é muito pequeno e bem menor do que o risco de desenvolver miocardite pela COVID-19. É importante ressaltar que as vacinas são extremamente seguras e eficazes na prevenção da doença.

Referências:

1. Estudo israelense sobre risco de miocardite após vacinação:
2. Estudo sobre miocardite em atletas com COVID-19:
3. Estudo de 2003 sobre miocardite relacionada à vacina da varíola:

Gostou do vídeo? Compartilhe com o máximo de pessoas que puder e deixe seu like. Não se esqueça de se inscrever no canal e ativar as notificações para receber os próximos vídeos. Muito obrigado e até a próxima!

Fonte: O que é Miocardite? Vacina da COVID-19 causa miocardite? por Gustavo Lenci Marques