Pular para o conteúdo

Inflamações nas pernas: Causas e tratamentos explicados pelo Dr. Dayan Siebra

  • por
  • posts

O que é Eritema Nodoso e como tratá-lo

Olá, eu me chamo Dayan Siebra, seja bem-vindo(a) a mais um vídeo! Recebi um pedido da Jenny Miranda, que me pediu para falar sobre o eritema nodoso. Decidi fazer um vídeo para que vocês saibam do que se trata. Muitas pessoas podem ter e nem sabem o que é isso, então já compartilhe esse vídeo com todos os seus grupos do WhatsApp. Se inscreva em nosso canal, ative o sininho para receber notificações e deixe seu like.

O eritema nodoso é uma forma de paniculite, mas o que é paniculite? Paniculite é uma inflamação do pâniculo adiposo, ou seja, é uma inflamação da gordura que fica abaixo da pele. Os sintomas se apresentam como nódulos vermelhos arroxeados, que são muito sensíveis e dolorosos. Esses nódulos normalmente aparecem abaixo da canela. Porém, em alguns casos, podem aparecer em outras partes do corpo, como braços.

O eritema nodoso pode ser consequência de infecção por bactéria, fungo ou vírus. Também pode ser uma consequência de doença inflamatória intestinal. Além disso, existem casos em que a causa é desconhecida.

Os sintomas mais comuns do eritema nodoso são nódulos dolorosos, que normalmente aparecem nas canelas. Podem aparecer também em outras regiões do corpo. Esses nódulos são como calombos, sensíveis ao toque e mudam de cor ao longo do tempo, de roxo para rosa, vermelho, violeta e castanho-azulado. Além disso, podem causar febre, dores nas articulações e outros sintomas como conjuntivite, tosse, infecção do nariz e da garganta.

Os fatores de risco para o eritema nodoso incluem diabetes, infecção por HIV, desnutrição, tabagismo e doenças renais.

O diagnóstico do eritema nodoso é baseado nos sintomas apresentados pelo paciente. Além disso, podem ser realizados exames de imagem, exames de sangue, biópsia e teste cutâneo.

O tratamento do eritema nodoso depende da causa. É importante tratar a infecção subjacente, se houver. O paciente pode precisar suspender os medicamentos que está utilizando, caso esses sejam a causa do problema. O uso de analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides pode ser necessário para aliviar a dor e a inflamação. Além disso, repouso, hidratação, alimentos anti-inflamatórios e exercícios físicos podem ajudar na recuperação.

Para prevenir o eritema nodoso, é recomendado ter uma alimentação anti-inflamatória, rica em gorduras boas como ômega 3 e oleaginosas, frutas cítricas e vermelhas, vegetais como brócolis, couve-flor, cúrcuma e alho. Além disso, praticar exercícios físicos regularmente e tomar suplementos como vitamina D, vitamina C e zinco também pode ajudar.

Portanto, mesmo sendo desagradável, o eritema nodoso tem tratamento e o prognóstico é bom. Prevenir é sempre melhor, então tenha uma alimentação saudável e equilibrada.

Espero que tenha gostado do vídeo! Compartilhe com seus amigos e deixe seus comentários abaixo. Um grande abraço!

Fonte: POR QUE ALGUMAS PESSOAS TEM ESSAS INFLAMAÇÕES NA PERNA? | Dr Dayan Siebra por Dayan Siebra