Pular para o conteúdo

Infarto e prolapso de valva mitral: causas, sintomas e tratamentos

  • por
  • posts

O Coração e suas Doenças

Olá! Você sabia que em um minuto o coração lança cinco litros de sangue para o corpo? Esse músculo é vital para a nossa sobrevivência e o seu bom funcionamento é muito importante. Hoje eu conversei com o cardiologista Dr. Carlos sobre infarto e prolapso.

Doutor, infarto e ataque cardíaco são a mesma coisa?

Olha, não. O infarto ocorre quando existe uma obstrução dos vasos que irrigam o coração, causando a falta de oxigênio. Já o ataque cardíaco ocorre quando há uma arritmia que leva à parada do coração. Quando isso acontece, a pessoa desmaia e fica irresponsiva, sendo necessário receber um choque para voltar a viver. São duas situações diferentes. O infarto muitas vezes é a causa do ataque cardíaco.

E aquela dor no peito que sentimos, o que pode ser?

A dor no peito, em geral, pode ser o infarto ou a angina, que é um sintoma que precede o infarto. O infarto ocorre quando há falta de oxigênio no coração e algumas células morrem, deixando uma cicatriz. Essa falta de oxigênio pode ser causada pela obstrução dos vasos coronarianos, que são responsáveis por irrigar o coração.

Existem pessoas mais propensas a terem um infarto?

Sim, existem fatores de risco que aumentam as chances de ter um infarto. Por exemplo, fumar, ser obeso, sedentário, ter colesterol elevado, ser diabético, idoso, entre outros. Todas essas condições contribuem para o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, o que pode levar à formação de uma placa que obstrui o fluxo sanguíneo.

E como podemos prevenir o infarto?

A prevenção do infarto envolve a prática de atividade física, a perda de peso, o controle dos fatores de risco (como parar de fumar, controlar bem a diabetes e o colesterol) e ter uma vida saudável, com uma alimentação adequada.

Como podemos saber se alguém está tendo um infarto?

A dor característica do infarto é intensa e em geral começa durante o exercício físico, mas também pode ocorrer em repouso. Ela pode irradiar para o membro superior esquerdo, direito, para as costas e até mesmo para a região da mandíbula. Caso presencie alguém com esses sintomas, é importante acionar o serviço de emergência imediatamente.

E se encontrarmos uma pessoa caída no chão, o que devemos fazer?

O primeiro passo é ligar para o serviço de emergência. Em seguida, é necessário iniciar a massagem cardíaca. Nos últimos anos, tem sido enfatizado que a respiração boca a boca não é tão importante quanto a massagem cardíaca, especialmente para leigos. Portanto, se você não tem treinamento específico, basta comprimir fortemente o peito da pessoa até a chegada da assistência médica.

E o prolapso de válvula mitral, o que é?

O prolapso de válvula mitral é uma alteração no funcionamento dessa válvula, que é uma das principais do coração. Essa válvula é responsável por direcionar o fluxo sanguíneo corretamente. O prolapso ocorre quando a válvula não fecha corretamente, permitindo o refluxo sanguíneo. Geralmente, é uma condição benigna e não causa problemas significativos no funcionamento do coração.

Como podemos saber se temos prolapso de válvula mitral?

O diagnóstico de prolapso de válvula mitral começou a ser feito com mais frequência a partir da década de 80, com o uso do ecocardiograma. Esse exame de ultrassom do coração permitiu identificar o prolapso em muitas pessoas. No entanto, nem todas as pessoas diagnosticadas com prolapso necessitam de tratamento. Em casos simples, em que não há comprometimento no funcionamento da válvula, a pessoa pode levar uma vida normal e não precisa realizar repetições do ecocardiograma.

Existe cura ou tratamento para o prolapso de válvula mitral?

Em casos simples, nos quais o prolapso não está causando nenhum problema no funcionamento da válvula, não é necessário nenhum tratamento. A pessoa pode levar uma vida normal, sem riscos adicionais de doenças cardíacas. No entanto, é sempre importante procurar um cardiologista, fazer um check-up e tomar medidas para cuidar do coração, como controlar os fatores de risco e ter uma vida saudável.

Procure sempre um cardiologista e cuide do seu coração. Prevenir é sempre o melhor caminho. Até o próximo encontro!

Fonte: Infarto e Prolapso de Valva Mitral por InstitutoAbathon