Pular para o conteúdo

Impacto da rinite e sinusite no desempenho de Joanna Maranhão na natação

  • por
  • posts

rinite e sinusite são dois grandes inimigos do nariz do brasileiro. Se você é uma das 77 milhões de pessoas que sofrem com uma dessas doenças ou com as duas ao mesmo tempo, há uma dieta que pode te ajudar.

O carpete imaginário do sofá é uma sensação de tontura. Se inspira bastante pimenta tonta, pelúcia gato-cachorro quente na minha cama, ea menina ficou a cobertas na cabeça eo espirro, dor de cabeça, dor de estômago no brasil. Quatro em cada dez pessoas sofrem de alguma doença respiratória quando o tempo está muito seco e começa a doer bastante a parte da cabeça do nariz. Entope da minha muito ruim é a sinusite e admite por exemplo são muito comuns o que nem todo mundo sabe é que dá pra combater os sintomas soco que se corre em vários alimentos que ajudam o nosso corpo a nossa capacidade anti-inflamatória antialérgica também a dieta contra limpa e sinusite ela é conhecida no brasil inteiro pela soco e personalidade forte

Olho para a minha história hoje olha para o espelho e vejo uma mulher bonita, vejo uma mulher corajosa e eu não temo nada. Sabe por que eu não tenho mais medo? Porque a coragem de falar abertamente sobre um trauma de infância fez de joanna maranhão um símbolo na luta contra o abuso sexual.

Eu me olhava no espelho e eu me sentia muito suja. Eu não, eu não queria estar em mim, sabe. Eu te amo vez que eu passava literalmente a unha em mim querendo me aranhar mesmo tempo tirar aquilo. Eu fui vítima de abuso. A gente não supera. O renascimento da atleta passa também pelas raias da piscina.

Essa experiência fez entender que eu também sou frágil. Tudo bem ser frágil. O atleta às vezes a gente se coloca muito naquela coisa do super herói. Só falar de vitória, tal. Não, eu busco sempre humanizar a minha profissão e com a mesma verdade que eu falo das minhas vitórias eu falo das minhas derrotas também. A maturidade só ajuda.

Ano passado, joana bateu o recorde brasileiro nos 1500 metros nado livre. Mas o bom desempenho na água tem dois inimigos: a rinite e a sinusite que a atleta tem desde criança.

É pra mim é esquisito quando não estou jogando pra mim já é normal. Eu nem sinto né? E a sinusite já é uma dor que eu também não percebo. Mágica porque eu tenho o couro da piscina não ajuda em nada. Quando eu treino muito forte, não me alimento muito bem, a rinite vem mais forte. Assim o sinus vem mais forte. Está tudo ligado à respiração.

A rinite e a sinusite são dois tipos de inflamações bem comuns. A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz causada por infecções virais como gripes ou alergias. A sinusite ataca as mucosas dos seios da face às cavidades do interior dos ossos do rosto, que pode ser causada por vírus ou bactérias.

Se a gente começa com quadro de obstrução nasal, as vias entopem, tosse geralmente produtiva, tosse com secreção noturna e muita dor de cabeça, dor no rosto, o inchaço das vezes ao redor dos olhos.

Um processo que um atleta profissional como a joana faz de tudo pra evitar. Entrar me tirar do treino tem que ser uma lesão, uma doença, ou uma lesão muito séria. O que eu não conseguia me mexer. Se eu conseguir me mexer alguma forma eu não consigo me mexer o braço, ao bater pernas não consigo bater perna, eu vou bater um braço. Não consegue respirar direito. Mas que não dá um jeito, boto em choque porque eu não sei.

Já um estudo feito pela universidade de bolonha, na itália, destaca a importância do consumo de alguns alimentos no combate dos sintomas da rinite e da sinusite. Segundo a pesquisa, uma enzima encontrada no abacaxi, por exemplo, é eficaz no tratamento da sinusite aguda.

O abacaxi é uma fruta riquíssimo em água, então é super interessante pra ajudar a mandar embora o muco que fica preso nas vias aéreas superiores. O alho e a cebola também são ótimos aliados. A cebola é um alimento excelente porque ela é a fonte de um composto chamado quercetina, que é o antialérgico natural. Então é super importante e vai ajudar a prevenir e combater também os sinais da rinite e sinusite. Mas, e o hálito? Em uma boa dica é comer uma maçã logo depois. A fruta tem um desodorizante natural.

A joana nem sabia, mas já incluía na dieta os ingredientes certos. A minha comida sempre tem muita cebola, sempre muito alho.

Mas saber como consumir esses alimentos é fundamental. A verdade é que a cebola roxa é mais nutritiva do que a branca. Os pigmentos que dão a cor roxa são poderosos antioxidantes que combatem os danos causados pelo excesso de radicais livres no organismo. O gengibre é contra-indicado para hipertensos, mas o consumo desta raiz é um importante aliado no tratamento da pressão alta e ajuda a prevenir a formação de coágulos nas artérias.

Já a dieta completa para ajudar a joanna maranhão a combater a rinite e a sinusite é a seguinte:

Café da manhã

  • 1 copo de suco de abacaxi com agrião e limão
  • 1 fatia de pão integral
  • 2 ovos mexidos com salsinha picada

Almoço

  • Salada verde de preferência com folhas verdes escuras e cebola crua à vontade
  • 3 colheres de sopa de brócolis cozido
  • 2 colheres de sopa de cenoura ou beterraba ralada
  • 1 concha de feijão
  • 3 colheres de sopa de arroz integral
  • Porção de carne magra cozida ou grelhada

Lanche da tarde

  • 4 morangos
  • 2 xícaras de chá de gengibre

Jantar

  • Salada verde à vontade
  • 3 colheres de sopa de couve flor cozida
  • 1 limão (para temperar)
  • 1 colher e meia de sopa de purê de mandioquinha
  • 1 posta de peixe assado e temperado com alho, cebola e tomate

O custo desta dieta é de R$28,00 por dia.

Fonte: Joanna Maranhão conta como a rinite e a sinusite atrapalham o seu rendimento na natação por Câmera Record