Pular para o conteúdo

Hérnia Inguinal: Médico explica os riscos da condição de saúde

  • por
  • posts

Música

Problema de Hérnia Inguinal

Hoje nosso quadro de saúde nós vamos falar sobre um problema que atinge cerca de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil: a hérnia inguinal. Esse problema surge quando a parte do intestino encontra uma região de fraqueza na parede do abdômen, criando uma espécie de hérnia. Entenda melhor na reportagem de Marcelo Fontenelle.

Depois, vamos conversar com o cirurgião geral Raimundo Viana, que já está aqui no estúdio.

Ivan Pereira, do município de Antônio Almeida, veio a Teresina para ser submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal. O problema foi diagnosticado há 12 anos, mas os sintomas só apareceram agora. Por isso, ele procurou ajuda médica.

A hérnia inguinal é a doença que mais gera afastamento de trabalho por causa de cirurgias. É uma protrusão de uma alça do intestino por meio de um orifício que se formou na parede abdominal, na região da virilha. Existem três tipos de hérnias inguinais e cada uma tem uma história diferente. A mais frequente é a congênita, aquela que a criança já nasce com. A maior parte resolve espontaneamente até uma certa idade, por volta dos 23 anos de idade.

O problema é mais comum nos homens. O risco de desenvolver é de 25% no sexo masculino e menos de 5% no feminino.

O tratamento medicamentoso praticamente não é prescrito quando a hérnia é identificada. O especialista logo encaminha o paciente para o procedimento cirúrgico. E quem não pode pagar pela cirurgia na rede particular de saúde, é possível fazer esse tratamento pelo sistema público. O Hospital Getúlio Vargas, por exemplo, realiza mutirões aos finais de semana, o que inclui a cirurgia de hérnia.

A maior parte do diagnóstico de hérnia na região inguinal é cirúrgico. O tratamento conservador é feito raramente, apenas para pacientes que têm condições adversas para fazer cirurgia. Mas fora isso, a indicação é operar.

A hérnia inguinal é um problema de saúde pública e muitas pessoas estão assistindo ao nosso programa agora e têm esse problema. Vocês podem usar o nosso número 999 04 0322 para fazer perguntas ao doutor Raimundo Viana, que é médico cirurgião geral.

O custo do tratamento da hérnia inguinal é alto, mas é um procedimento bastante necessário para resolver o problema. O médico Raimundo Viana destaca que a hérnia inguinal é uma patologia bastante frequente, principalmente em homens.

Hoje, os países estão discutindo em que casos existe realmente a indicação cirúrgica. A indicação cirúrgica acontece quando o problema não altera a qualidade de vida do paciente. Se não operada, existem riscos, como uma alça descer e ficar presa, levando o paciente à reflexão de um pedaço do intestino.

O programa pode agravar uma hérnia, principalmente em homens que praticam atividade física ou têm atividades que exigem um esforço físico maior. Essas pessoas já têm um canal inguinal dilatado e com o esforço físico, a hérnia pode aparecer.

No caso dos homens idosos, a hérnia ocorre mais pela fragilidade do tecido muscular. Nos mais jovens, é pela persistência do canal inguinal.

A partir dos 15 anos de idade, a hérnia inguinal começa a aparecer com mais frequência. Ela também é comum em crianças, principalmente porque o conduto peritônio vaginal não se fecha normalmente.

Além da hérnia inguinal, existem outros tipos de hérnias, como as gástricas e as de hiato. A fragilidade da musculatura abdominal acaba cedendo, dando origem a essas outras hérnias.

O tratamento da hérnia inguinal, no momento, é cirúrgico. Porém, existe uma preocupação em saber em quais casos a cirurgia é realmente necessária. Hoje, alguns países realizam cirurgias apenas quando há a indicação real, como é o caso da França, onde o governo paga todas as cirurgias.

No entanto, é importante ressaltar que, se a hérnia não causa sintomas ou desconforto, pode ser possível evitar a cirurgia.

A hérnia inguinal pode voltar após a cirurgia. A probabilidade disso acontecer depende da idade do paciente. Nos mais jovens, a chance de recidiva é menor. Já nos mais idosos, que não praticam atividade física, a recidiva é maior.

Se você tem esse problema ou tem alguma dúvida sobre hérnia inguinal, pode enviar uma mensagem para nosso número. Estaremos respondendo ao longo do programa ou em nossa página na internet.

Obrigado ao doutor Raimundo Viana por responder às nossas perguntas e por nos esclarecer sobre a hérnia inguinal.

Texto por:

Fonte: Saúde: Médico explica perigos da Hérnia Inguinal por TVCidadeVerde