Pular para o conteúdo

Anatomia da Região Inguinal Humana e a Hérnia Inguinal


Oi pessoal do Facilitando a Medicina, tudo bom com vocês? Eu sou Cleberson deu velho e estamos aqui mais uma vez para uma aula sobre anatomia. Essa playlist contém vários vídeos que estamos fazendo com base no livro “Mu Energy Anatomia”. Se você quiser receber mais conteúdos e participar da nossa comunidade no YouTube, se inscreva no canal usando o botão vermelhinho que fica abaixo do vídeo.
Lembrando que temos vídeos novos de segunda a sexta-feira. Hoje vamos falar sobre a região inguinal, o canal inguinal, o canal femoral e as estruturas que estão presentes nessa região.
A região inguinal fica na região inferior do nosso abdômen, na região pélvica, que é uma região de transição entre o tronco e o membro inferior. O canal inguinal e o canal femoral são separados pelo ligamento inguinal, que se estende da espinha até o tubérculo púbico.
O canal inguinal é como se fosse um canal mesmo, um túnel por onde passam estruturas que vão do abdômen para a região mais externa do corpo. No caso dos homens, ele atravessa a bolsa escrotal, e nas mulheres, ele atravessa a região mais externa. O canal inguinal é formado por quatro paredes: uma anterior, uma posterior, uma superior e uma inferior.
A parede anterior é formada pela aponeurose do músculo oblíquo externo e pelo músculo oblíquo interno. A parede posterior é formada pela fáscia transversal. O teto é formado pelo músculo oblíquo interno e pelo músculo transversal. O piso é formado pelo ligamento inguinal, que corre da espinha até o tubérculo púbico, e tem também a presença do ligamento lacunar.
O canal inguinal possui uma porção mais interna, chamada de anel profundo, e uma porção mais externa, chamada de anel externo. É importante destacar que é comum ocorrer a formação de hérnias na região inguinal, especialmente em homens.
Além disso, existe o triângulo de Raça, que está localizado na parede mais lateral do músculo reto do abdômen e é formado pelos vasos epigástricos e pelo ligamento inguinal.
Já o canal femoral está localizado abaixo do ligamento inguinal e é formado pelo púbis e pelo ligamento de Cooper. Ele é percorrido pelos vasos femorais, que possuem função fisiológica na irrigação dos membros inferiores.
Essa região inguinal não tem apenas uma importância anatômica, mas também uma importância clínica, pois é uma região que pode levar à formação de hérnias devido à fragilidade que existe ali.
Espero que tenham gostado do conteúdo. Não se esqueçam de deixar o joinha e se inscrever no canal.
Fonte: ANATOMIA DA REGIÃO INGUINAL (ANATOMIA HUMANA) – HÉRNIA INGUINAL #ANATOMIA por Facilitando a Medicina