Pular para o conteúdo

Exercício de Rolo Cervical para Cervicalgia na Coluna – Dr. Robson Sitta, Clínica de Fisioterapia COLUNA SEM DOR

  • por
  • posts

Cerâmicas e Cervicalgia – Alívio dos Sintomas

Olá, saudações a todos!

Hoje vou falar um pouco pra vocês sobre torcicolo, ou seja, sobre as dores cervicais. Essas dores podem ser tanto momentâneas, causadas por má postura ou movimentos bruscos, como dores persistentes e incapacitantes.

Se você ainda não viu nossas dicas de tratamento para dores na coluna, é importante ressaltar que a coluna cervical é semelhante à coluna lombar, com princípios de tratamento semelhantes.

Uma questão importante a ser considerada é a curvatura fisiológica da coluna cervical. Ao olharmos a coluna de perfil, ela deveria apresentar uma concavidade na região lombar e uma convexidade na região cervical.

Muitos pacientes que procuram alívio para a dor cervical apresentam alterações nessas curvaturas. Uma alteração comum é a retificação, que ocorre quando há uma perda da curva cervical. Também há casos em que ocorre inversão da curva, ou seja, a curva se torna convexa.

Essas alterações nas curvaturas fisiológicas causam um desequilíbrio na distribuição das forças na coluna, o que pode levar a dores e desconfortos.

Uma estratégia simples que costumo recomendar aos meus pacientes é o uso de um rolo cervical. Esse rolo possui aproximadamente oito centímetros de diâmetro e é macio ao toque. O paciente deve posicioná-lo na região cervical, deitado de barriga para cima, buscando criar uma lordose fisiológica e promover o relaxamento das articulações e músculos da região.

Se você não tiver um rolo cervical, pode improvisar usando uma toalha de rosto. Basta enrolar a toalha de forma que tenha um diâmetro menor em uma das pontas e segurá-la para ajudar a manter a forma. É importante que a toalha esteja dobrada de forma que fique confortável ao colocar na região cervical.

O paciente pode utilizar essa estratégia várias vezes ao dia, principalmente ao acordar, ao deitar e no meio do dia, se estiver com desconforto cervical. É uma técnica simples, mas que pode trazer alívio para muitos sintomas.

É importante ressaltar que cada caso é único e é necessário uma avaliação profissional para determinar as melhores estratégias e técnicas de tratamento para cada paciente.

Espero que essas dicas sejam úteis para vocês! Não se esqueçam de procurar um fisioterapeuta caso os sintomas persistam.

Um grande abraço a todos!

Fonte: Exercício Cervicalgia Rolo Cervical Deitado COLUNA SEM DOR Clínica de Fisioterapia Dr Robson Sitta por Dr. Robson Sitta