Pular para o conteúdo

Exame de Diabetes Gestacional: Tudo o que você precisa saber

  • por
  • posts

A importância do exame na gravidez

Já viste o exame que é feito na gravidez que é muito importante, que tem sido negligenciado por alguns profissionais durante o pré-natal ou mesmo pelas gestantes? E é sobre ele que eu quero falar hoje, porque ele muda vidas, ele pode salvar a sua vida no diagnóstico de diabetes gestacional. Tô falando do teu OTG – teste oral de tolerância à glicose, e a gente vai conversar um pouquinho sobre esse exame hoje.

Eu me chamo Ana Januzzis, sou médica, trabalho com gestantes e mães, e quero conversar com você sobre o exame que tem sido deixado de lado ao longo da gestação por conta de informações equivocadas passadas no pré-natal. Não ter um diagnóstico correto de diabetes gestacional aumenta os riscos para a gestante e para o bebê. Se você se interessa por esse tema, assista esse vídeo até o final e se inscreva no canal.

As mulheres na gestação têm um risco aumentado de desenvolverem uma resistência à insulina. O que é resistência à insulina? É quando a insulina do nosso corpo não consegue trabalhar tão bem, jogando a glicose uma das células. E por que isso acontece na gravidez? Por conta de alguns hormônios placentários, justamente para manter a glicose lá em cima para o bebê conseguir pegar toda essa glicose. Se a mãe pega toda a glicose para ela, o bebê não tem tanta glicose para ele. Então é muito interessante do ponto de vista fisiológico da gestação que o ambiente da gestante tenha mais glicemia, mas não em excesso. O problema da diabetes gestacional acontece quando isso acontece em excesso, daí a gente tem um ambiente para o bebê e para a mãe com glicose demais, e somente os riscos do bebê nascer muito grande, que submeter hipoglicemia lá na frente depois que nasce.

Então, dentro da gravidez, temos o rastreio da diabetes gestacional. E o que eu vou falar pra vocês aqui é baseado nas evidências usadas no Brasil, pelo Ministério da Saúde. Funciona da seguinte forma: no primeiro trimestre, na primeira consulta, nos meus exames que você faz, você vai fazer aquele exame de sangue em jejum, que é a Glicemia de jejum. Se o resultado der 92 ou mais, presta muita atenção aqui, porque eu estou vendo na minha prática milhares de mulheres sem um diagnóstico adequado de diabetes. E se o resultado der 92 ou mais, você já tem o diagnóstico de diabetes gestacional. Você não tem que sair pesquisando de novo. Se você tem o diagnóstico de diabetes gestacional, 92 ou mais, é igual a diabetes gestacional. No primeiro, segundo e terceiro trimestre, desde que você tenha feito um jejum adequado, até no máximo 12 horas, entre 8 e 12 horas, se você não teve uma glicemia que deu 92 ou mais. Digamos que na primeira consulta você teve um resultado de 87, tá normal. Você vai no segundo trimestre, entre 24 e 28 semanas. É importante que seja nesse tempo porque os estudos são validados para esse tempo de gestação. Você vai fazer o teu OTG, que é o Teste Oral de Tolerância à Glicose. Esse teste é feito da seguinte forma: você toma um suquinho bem doce dentro do laboratório mesmo, que tem 75 gramas de glicose anidra. Então, você chega no laboratório, geralmente tem que agendar. Então, quando você for fazer esse exame, ligue para agendar. Se você chegar no laboratório sem agendar, talvez você não consiga fazer e vai perder a viagem. Você liga, agenda, chega no laboratório em jejum e colete aí da sua veia a glicemia. Vai esperar uma hora desde o momento que tomou para ver como o seu corpo reagiu àquela quantidade de glicose. Vai colher o sangue de novo e depois vai esperar mais uma hora e vai colher de novo. Então são três coletas: em jejum, uma hora depois de tomar o líquido e duas horas depois. Aí depois você vai receber o resultado. O resultado tem que estar da seguinte forma para você não ter diabetes gestacional: abaixo de 92 em jejum, abaixo de 180 na primeira hora e abaixo de 153 na segunda hora. Seu valor é igual ou acima desses que eu acabei de falar e basta que um deles esteja alterado, você já tem o diagnóstico de diabetes gestacional. Você não precisa refazer o exame, você confia nesse diagnóstico. E se você tiver um resultado negativo, você faz novamente a Glicemia de jejum do terceiro trimestre.

O que eu estou vendo na prática e o motivo pelo qual eu gravei esse vídeo, são mulheres que, por exemplo, engravidam com peso adequado, são mais magrinhas e têm orientações do tipo: você não tem fatores de risco para pesquisar diabetes gestacional, você não precisa fazer esse exame. Veja bem, justamente as mulheres que não têm o diagnóstico de diabetes gestacional e que merecem fazer esse exame, porque ele aumenta a sensibilidade, ele pega todas essas mulheres, ele melhora o nosso pré-natal e nossa forma de tratar as mulheres. Se você não tem fatores de risco para diabetes gestacional, você merece fazer o exame. É isso que eu quero que fique bem claro. Você pode exigir que o seu profissional de saúde solicite exames caso ele não tenha solicitado, e não vá embora se você já tem o diagnóstico. Se você, por exemplo, no primeiro trimestre fez a Glicemia e deu 95, já tem o diagnóstico, você não tem que fazer esse exame para confirmar. Porque nenhuma mulher com diagnóstico de diabetes gestacional deve receber uma sobrecarga de glicose, que é esse exame, o tal do teu OTG. Não faz sentido. Então, se o diagnóstico já foi feito no começo do pré-natal, não tem que fazer o exame. Se o diagnóstico não foi feito, tem que fazer o exame. E se você tem diabetes gestacional, a gente vai ter outros vídeos sobre isso aqui, precisa acompanhar com nutricionista, fazer exercício físico, acompanhar provavelmente com o seu profissional de saúde, provavelmente vai conversar com o endócrino também para vocês fazerem um acompanhamento mais de pertinho, porque isso pode mudar a necessidade de tratamento, inclusive o momento do bebê nascer. Vale lembrar, abrindo um parênteses aqui, que diabetes gestacional não há indicação de cesariana e quem te disse isso está te enrolando. Espero que esse vídeo seja útil para você que está grávida. Compartilhe com outras gestantes, porque eu estou vendo lá no meu Instagram, no meu Direct, “Bum bum, não fiz o exame, não falaram para fazer. Imagina, eu não tenho fator de risco de diabetes gestacional, eu não preciso fazer o exame.” É agradável quando, na verdade, essas pessoas seriam as mais beneficiadas do exame. Até o próximo vídeo. Tchau!

Fonte: [TOTG] Tudo Sobre O Exame de Diabetes Gestacional! por Dra Jannuzzi