Pular para o conteúdo

Entendendo a Puberdade: Episódio 2 – Principais Mudanças e Dúvidas

  • por
  • posts

O verdadeiro que fazer é essa com as transformações acontecem o que tá rolando aí que tutela do vídeo de hoje? Olá mais lindos! Eu sou professora Rafaela Lima e você está aqui no canal + senses na nossa série #beleza dor assim também subida não é que eu sou dessas só aquela que dá uns perdidos, mas eu volto e o tema de hoje é pura verdade! Possivelmente você é meu aluno aqui do mais quem já passou essa fase o talita entrando e que a tal da puberdade, a com verdade a fase de transição da infância para a vida adulta e a gente é precisa um pouco mais da infância para a adolescência. Sabe aquela transição, aquela virada quando você começa sem força já sou tão criança você assistir o episódio e um da série vida de adolescente público fez 11 entrevista com os meus alunos questionário eu trouxe resultados da pesquisa pra você em sua recente pensa o que sentem e essa transição adolescência essa fase da transição e apuberdade a gente vai concentrar nas aquele congo do início do como das mudanças o ano que começa a puberdade.
A idade varia entre meninos e meninos a média no início na vida dos meninos vai sair nos 10 anos 9 o cuidar e pouco nas meninas ela vai começar geralmente com 9 às vezes até 18 mas você vê que é similar mas a média é comum seja um pouquinho antes nas meninas. Mas tá começou a mudar a puberdade essa transição essa mudança o que muda muda muita coisa no seu corpo e porque muda ou conta dos hormônios sexuais então não é só isso meninas progesterona e estrogênio nos ovários dessa menina começa a de um aumento da produção desses hormônios. Esse é o monitor só liberado no sangue eles vão agir em diferentes partes do corpo são do hormônio sexual e nos meninos nos meninos a testosterona esse hormônio é liberado dos testículos sangue começa a circular esse sangue desse menino começa a haver diferente pá que parkinson é vamos começar logo de cara o rosto já começa a perder a esperança pelos começam a surgir tanto os meninos deles apenas em aumentar um pouquinho mais esses pelos começam no rosto começa pela fila pelo nas partes íntimas aquela surpresa que isso tem pelo ac socou é numa verdade chegou em mães que se assusta o filho tem nove anos pareciam os pelos lá nas partes íntimas é isso aí eu vejo isso é natural é a mudança natural que então no rosto como essas diferenças em alguns começam a surgir as espinhas enfim aumento da oleosidade alguns pelos começam a cinto e spintá tão no rosto já começa hoje alguns pelos e até nas meninas começam a perder um pouco mais pelo muitas meninas que passar eu tenho que depila tem que tirar nem sempre é necessário mas começa a perceber na prega vocal está aqui na sua laringe nos meninos a um espessamento maior nas meninas a uma alteração nessa prega vocal também mas menos pensamento maior então a voz ela tende a mudar as formas mais grave no ar passa nas pregas vocais uma tv aberta mais espesso então vai formar um som mais grave legal o piloto tem mudança os órgãos usados durante a voz mudam também. A partir da puberdade, acontece a troca de voz e começa aquela transição, quando sua voz não é mais aquela voz fina e infantil. Isso acontece porque as cordas vocais se desenvolvem e engrossam, provocando mudanças no tom e na qualidade da voz. Então, é normal que você comece a perceber diferenças na sua voz durante a adolescência.
Nos meninos, os músculos também começam a se desenvolver mais e eles podem ficar mais fortes, com um corpo mais definido e uma musculatura mais desenvolvida. Isso ocorre por causa do hormônio testosterona, que é liberado pelos testículos. Nas meninas, também acontece um certo desenvolvimento muscular e um modelamento da cintura e do quadril, resultando em uma silhueta mais feminina.
Além das mudanças físicas, a puberdade também traz consigo mudanças emocionais e psicológicas. É uma fase de transição, em que os jovens estão deixando a infância para trás e se tornando adultos. Isso pode causar confusão, insegurança e ansiedade, já que eles estão tentando descobrir quem são e qual é o seu lugar no mundo.
A puberdade é uma fase natural do desenvolvimento humano, e cada pessoa passa por ela de maneira única. Alguns jovens podem enfrentar mais dificuldades do que outros nessa fase, e é importante que eles se sintam apoiados e compreendidos pelos adultos ao seu redor.
Entender o que está acontecendo no seu corpo durante a puberdade e saber que essas mudanças são normais e fazem parte do processo de crescimento pode ajudar os jovens a passarem por essa fase de forma mais tranquila. É importante que eles tenham acesso a informações corretas e confiáveis, e possam conversar abertamente com os adultos sobre suas dúvidas e preocupações.
Os pais e educadores também têm um papel importante nessa fase, pois podem ajudar os jovens a compreenderem as mudanças que estão acontecendo e a lidarem com elas. É fundamental que eles estejam abertos para ouvir e apoiar os jovens nessa fase de transição, e que também busquem orientações e informações para melhor ajudá-los.
A puberdade pode ser um período desafiador, mas também pode ser uma oportunidade de crescimento e descobertas. É um momento em que os jovens estão se tornando independentes e começando a descobrir quem são. Portanto, é importante que eles sejam encorajados a se conhecerem e a se aceitarem, valorizando a si mesmos e respeitando suas próprias individualidades.
Então, se você está passando por essa fase ou conhece alguém que esteja, lembre-se de que as mudanças são normais e fazem parte do processo de crescimento. Busque informações, converse com pessoas de confiança e lembre-se de se cuidar e se amar durante essa fase de transição.
É isso aí, pessoal! Espero que vocês tenham gostado desse episódio sobre a puberdade. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão de tema para os próximos episódios, deixem nos comentários. E não se esqueçam de se inscrever no canal e ativar as notificações para não perder nenhuma novidade. Até a próxima!
Fonte: PUBERDADE, o que está acontecendo? ep.2 por Mais Ciências – Profa Rafaela Lima