Pular para o conteúdo

Endometriose: conheça os sintomas, como é feito o diagnóstico e saiba mais sobre o tratamento

  • por
  • posts

Chamamos de endometriose uma doença comum nas mulheres. Ela acontece quando a camada que reveste o útero internamente, que é chamada de tecido endometrial, é espalhada pelas trompas, ovários, intestino ou seja, fora do seu lugar normal.

Olá, eu sou doutora Núbia. O que causa a endometriose ainda é uma incógnita, mas há duas teorias mais fortes. Uma considera que ela se deve a uma parte do sangue menstrual que volta pelas trompas e se espalha na cavidade abdominal, ficando implantados nos órgãos pélvicos, condição que se denomina menstruação retrógrada. A outra, que é chamada de teoria imunológica, acha provável que as células de defesa, por algum motivo não identificado, estimulem o desenvolvimento das células endometriais ao invés de as removerem. Atualmente, considera-se como mais provável que as duas teorias se complementem.

A endometriose, na maior parte dos casos, começa a ter seus sintomas em torno dos 30 anos. A endometriose tem como principais fatores de risco mulheres que têm um histórico familiar de endometriose na família, mulheres que não tiveram filhos ou só tiveram depois dos 35 anos, mulheres que têm ciclos menstruais curtos, mulheres magras com baixos índices de massa corporal, ou mulheres que possuem mais formações no útero, como o útero dividido ou de delfo, que é o termo mais dividido, mulheres que passaram por cirurgias como a colonização, que é a retirada do colo uterino, ou cauterização, que é a queimadura do colo uterino, as mulheres que são das raças branca ou asiática, mulheres com dor pélvica ou infertilidade têm grande possibilidade de ter endometriose, principalmente aquelas que têm cólicas menstruais que vão piorando com o passar dos anos.

A endometriose é identificada nos exames de imagem por lesões avermelhadas, pequenos nódulos que sangram durante o ciclo menstrual e que podem formar aderências, fontes de fibras que unem um órgão ao outro. Quando esses implantes endometriais, essas células que saem do endométrio, se implantam nos ovários, formam cistos, e quando se implantam nas trompas, podem causar obstruções e consequente infertilidade. Quando a endometriose atinge o intestino, a bexiga, os ureteres e os ligamentos pélvicos, ela é chamada de endometriose profunda. Quando os nódulos endometrióticos se formam na parede abdominal, geralmente estão relacionados a uma cicatriz da cesárea, a denominação é endometriose de parede.

A endometriose costuma causar dor local onde ela se manifesta. Logicamente, os sintomas variam de pessoa para pessoa. São os principais sintomas da endometriose, indicativo de visita ao médico para pesquisa mais aprofundada: cólica menstrual intensa e progressiva, dor pélvica que não cessa, dor durante as relações sexuais, infertilidade, dor ao urinar, sangue na urina, obstrução urinária, dor abdominal com diarreia ou prisão de ventre, náuseas e até possível vômito, um fluxo menstrual aumentado. Há casos de pacientes com endometriose profunda que não sentem dor alguma.

O diagnóstico pode ser feito por meio do exame físico, exame médico, por exames complementares como a dosagem do CA-125, uma proteína no sangue que contra-se aumentado na endometriose, a ultrassonografia transvaginal, que pode detectar a endometriose no útero, adenomiose e os cistos nos ovários, além de endometriose intestinal, a ressonância magnética também permite avaliar muito bem os casos de endometriose profunda, a laparoscopia para examinar e coletar tecidos para análise.

Bom, o tratamento é feito de acordo com o tipo e o grau da doença. O tratamento pode incluir o uso de anticoncepcionais, principalmente contínuos, para bloquear o ciclo menstrual, o DIU Mirena, que é um dispositivo intrauterino liberador de progesterona, para tratamento das cólicas menstruais, que faz com que a paciente aos poucos pare de menstruar, os análogos do GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas) que são medicações que vão induzir uma menopausa, então a paciente para de menstruar, para de sangrar internamente e não vai mais sentir dor. Um tratamento que deve ser realizado por não mais de seis meses por causa dos sintomas semelhantes à menopausa e as complicações que podem vir destas, o uso do Danazol. A cirurgia é a opção nos casos mais graves que não melhoram com os remédios. A laparoscopia é o procedimento cirúrgico mais indicado.

Se você ou alguma conhecida sua apresenta sintomas de endometriose, indique esse vídeo. A primeira ação é consultar com o ginecologista, que pode solicitar exames de imagem para um diagnóstico mais preciso. Bem, é isso por esse vídeo. Acompanhe nossos vídeos do nosso site para mais informações sobre a sua saúde. Inscreva-se no nosso canal, se gostou dê um like, comente e não se esqueça de ativar o sino para receber uma notificação sempre que tivermos vídeos novos. Ok, até o próximo vídeo.

Fonte: Endometriose: sintomas, diagnóstico e tratamento por Clínica Viver de Imagens Médicas em Brasília