Pular para o conteúdo

Endometriose: diagnóstico e tratamento segundo o Profº. Drº. Elsimar Coutinho


A endometriose é uma doença inflamatória que ocorre quando o endométrio é encontrado fora de sua localização natural, que é dentro da cavidade uterina e na parte inferior do útero. O endométrio é o tecido que reveste o interior do útero e se prepara para a gravidez. Quando a mulher não engravida, esse tecido é descamado e eliminado durante a menstruação.
No entanto, em alguns casos, o endométrio que é eliminado pode ser levado para dentro da cavidade abdominal, entrando pelas trompas e caindo sobre outros tecidos internos da mulher. Essas células ainda podem se reproduzir e multiplicar, caracterizando a endometriose. Essa condição pode causar dores intensas, dependendo da localização do endométrio fora do útero. A endometriose pode se espalhar para diferentes órgãos internos do corpo, como pulmão e diafragma.
A endometriose é mais comum em mulheres jovens que não estão grávidas, pois a gravidez é uma das formas de evitar a condição. Algumas intervenções cirúrgicas, como a remoção do útero ou de miomas uterinos, podem resultar na disseminação do endométrio e o desenvolvimento posterior da endometriose.
O tratamento da endometriose envolve a suspensão da menstruação por meio de implantes subcutâneos de progestagênio. A administração desses implantes ajuda a bloquear a ovulação e reduzir a atividade do endométrio. Se usados durante um período prolongado, podem curar a endometriose, pois o endométrio começa a regredir e as dores desaparecem. No entanto, se a endometriose estiver em uma localização mais complexa, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remover o tecido.
É importante que todas as mulheres estejam cientes da endometriose e dos riscos de desenvolvê-la. Qualquer intervenção cirúrgica que atinja o útero e a cavidade abdominal pode levar à disseminação do endométrio. Portanto, a suspensão da menstruação é uma das formas mais eficazes de prevenir a condição.
Fonte: Endometriose por Profº. Drº. Elsimar Coutinho por Elmeco Implantes Hormonais