Pular para o conteúdo

Dor no joelho: a relação entre o açúcar e o desconforto

  • por
  • posts

Consumo de Açúcar e Desgaste das Articulações

Hoje eu quero falar com você sobre o consumo de açúcar e como ele está diretamente relacionado ao desgaste das suas articulações, podendo causar dores e até mesmo agravar a artrose. É importante prestar atenção nesse assunto, pois vou te explicar por que isso acontece.

Antes de começar, gostaria de saber se você já conseguiu se livrar do açúcar completamente. Você parou de usar açúcar no café, de comer doces? Consegue ficar algum tempo sem consumir açúcar? Responda nos comentários abaixo.

Eu entendo que se livrar completamente do açúcar é muito difícil, afinal, também sou humano. Mas eu consigo passar pelo menos 15 ou 20 dias sem comer nada doce tranquilamente, e isso já é um grande avanço para ter uma saúde melhor e diminuir o desgaste das articulações.

Um estudo muito interessante mostrou como o açúcar afeta diretamente as articulações. Nas articulações, temos uma membrana que as recobre, conhecida como membrana sinovial. Essa membrana é composta por células sinoviais, que também precisam de glicose (açúcar) para funcionar corretamente. Para isso, elas precisam da insulina para transportar a glicose para dentro das células.

No entanto, quando você consome açúcar e eleva rapidamente os níveis de glicose no sangue, as células da membrana sinovial começam a não reconhecer a insulina, pois o açúcar causa picos de insulina. E o excesso de insulina faz com que essas células se tornem resistentes a ela, assim como uma pessoa que bebe muito álcool todos os dias precisa de maiores quantidades para ficar embriagada.

Essa resistência à insulina nas células sinoviais leva ao aumento da produção de uma citocina chamada TNF-alfa, que é um dos principais marcadores de inflamação. Além disso, essa resistência insulínica aumenta a produção de enzimas, como MMP-1 e MMP-13, que quebram as moléculas de colágeno, essenciais para a cartilagem.

Com o desgaste da cartilagem, as articulações vão se deteriorando e a artrose pode se agravar. Isso pode resultar em dor e desconforto nas articulações. É por isso que é muito importante reduzir o consumo de açúcar e carboidratos refinados, como farinha branca, pão, macarrão, doces, biscoitos, etc. Mesmo que esses alimentos não sejam doces, eles são considerados açúcar pelo corpo, pois aumentam rapidamente os níveis de glicose no sangue.

Além de afetar as articulações, o consumo excessivo de açúcar e carboidratos refinados também pode levar ao desenvolvimento de diabetes, acumulação de gordura visceral (que é altamente tóxica), formação de placas nas artérias e outras condições de saúde.

Se você quiser aprender mais estratégias para reduzir a inflamação no corpo e diminuir os riscos de doenças crônicas, como a artrose, baixe meu e-book gratuito “Livre de Dores”. Esse material oferece dicas de uma dieta anti-inflamatória que pode contribuir para a saúde do seu organismo.

Obrigado por me acompanhar até aqui. Deixarei o link do meu e-book e de uma aula exclusiva para quem sofre com dores no joelho abaixo. Até o próximo vídeo!

Fonte: PORQUE O AÇÚCAR PODE CAUSAR DOR NO JOELHO por Dr. Gabriel Azzini