Pular para o conteúdo

Dor de Cabeça: 15 Sinais de Alerta a Serem Observados

  • por
  • posts

Olá, tudo bem? Se você quiser saber quais são os principais sinais de alerta que você tem que ficar atento no caso de uma dor de cabeça, continue lendo este texto que vou falar mais sobre isso hoje.

Olá, meu nome é doutor William Rezende do Carmo, sou médico neurologista e fundador da Clínica Regenerate. No meu canal, falo sobre dor, sono, Parkinson e emoções. Se você não quiser ficar de fora e não quiser perder nenhuma novidade, inscreva-se no canal e clique no Sininho para receber a notificação de novos vídeos.

Dor de cabeça é considerada uma dor comum, mas ela pode ter algumas causas que precisam ser avaliadas no pronto-socorro, especialmente por médicos neurologistas, de maneira urgente. São causas que podem levar a consequências graves caso não sejam tratadas imediatamente.

No vídeo de hoje, vou falar de maneira sucinta e simples sobre os principais elementos que a pessoa deve ter em mente ao ter uma dor de cabeça e que devem levá-la a buscar ajuda especializada e fazer exames.

Um primeiro sinal de alerta é a presença de sintomas sistêmicos, incluindo febre. Uma pessoa que está emagrecendo muito, extremamente prostrada e com febre e dor de cabeça é um sinal de alerta e deve procurar ajuda no pronto-socorro. Além disso, se a pessoa tem um histórico de algum câncer ou de alguma neoplasia no corpo que já foi tratada ou está em tratamento e está com dor de cabeça, também é um sinal de alerta.

Outro sinal de alerta é a presença de déficits neurológicos. Isso significa que alguma função neurológica normal não está funcionando perfeitamente, como a capacidade motora de mexer o braço, a perna, a fala, a linguagem, o movimento do rosto. Também pode incluir a sensibilidade, a visão, o equilíbrio e a capacidade de raciocínio. Até mesmo uma pessoa que não está conseguindo ficar alerta ou acordada e está com dor de cabeça e sonolenta é um sinal de alerta.

Outro sinal de alerta é a dor de cabeça que começa de forma súbita e abrupta. Isso é um sinal de alerta caso a dor de cabeça seja muito intensa e constante, diferente do padrão habitual da pessoa. Além disso, se a pessoa tem mais de 50 anos e começa a ter dor de cabeça, é preciso ficar atento, pois não é comum nessa faixa etária, especialmente se for uma dor de cabeça nova.

Outro sinal de alerta é a mudança no padrão da dor, como a dor de cabeça que surge de forma diferente, mais intensa e constante em uma nova localização. Ou mesmo se surgiu uma nova dor de cabeça em uma pessoa que não tinha dor anteriormente, isso justifica avaliação médica.

Também é um sinal de alerta a dor de cabeça relacionada à posição do corpo. Por exemplo, se a pessoa tem dor de cabeça apenas quando está em pé e não tem dor quando está deitada, ou vice-versa, isso é um sinal de alerta. Ou ainda se a pessoa abaixa a cabeça e a dor piora, isso também é um sinal de alerta, especialmente se for algo novo.

O paciente não consegue ver, mas um sinal de alerta que deve ser visto pelo médico é o papiledema, um edema no fundo do olho que a pessoa percebe como uma visão muito alterada. Isso é um sinal de alerta, pois o médico pode ver o edema do disco óptico.

Outro sinal de alerta é a dor de cabeça progressiva, que vai aumentando de intensidade e se tornando incapacitante. Além disso, se a dor de cabeça vem acompanhada de outros sintomas, como alterações na visão, por exemplo, como se a pessoa estivesse vendo em “trovoadas”, isso também é um sinal de alerta.

Dor de cabeça durante a gravidez ou no puerpério também é um sinal de alerta, principalmente se for uma dor leve e extremamente habitual para a paciente.

Outro sinal de alerta é a presença de dor nos olhos, associada a vermelhidão, lacrimejamento e inchaço. Se a dor de cabeça estiver relacionada a esses sintomas nos olhos, é importante procurar ajuda médica.

Dor de cabeça após traumas, tanto em jovens quanto em idosos que tenham batido a cabeça por qualquer motivo, é um sinal de alerta.

Doenças do sistema imune, como o HIV, que causam imunodeficiência e o uso de medicamentos que debilitam o sistema imune, como alguns imunossupressores, também são sinais de alerta quando acompanhados de dor de cabeça.

Outro sinal de alerta são os medicamentos. O abuso de analgésicos, quando a pessoa os utiliza de maneira excessiva, ou o uso de um novo medicamento que tenha sido iniciado e que tenha desencadeado uma dor de cabeça, são sinais de alerta.

Esses são os principais sinais de alerta. Se você conhece pessoas que tenham dores de cabeça, envie o link deste vídeo para elas para que possam conhecer os sinais de alerta de dor de cabeça. Mesmo pessoas que não tenham dor de cabeça devem estar cientes e saber que a presença desses sinais de alerta justifica procurar um médico ou ir ao pronto-socorro para uma avaliação mais detalhada.

Gostou do vídeo? Então deixe um like e compartilhe, pois quanto mais conhecimento, melhor para todos. Até mais!

Fonte: Dor De Cabeça – 15 Sinais De Alerta Na Dor De Cabeça por Regenerati – Dr. Willian Rezende