Pular para o conteúdo

Doenças bacterianas e protistas: informações para o Enem

  • por
  • posts


Fala galera! Vocês sabiam que a maioria das DSTs são causadas por bactérias? E vocês sabiam que tem uma DST que foi transmitida de cachorro para ser humano através do sexo com animais? Essa bactéria é a causadora da pneumonia, chamada de Diplococo pneumonia. Ela ataca todo o sistema respiratório, comprometendo o sistema imunológico e causando calafrios. Em alguns casos mais extremos, pode levar à morte.
Outra doença respiratória é a tuberculose causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Além de atacar todo o sistema respiratório, ela também pode infectar o trato digestório, o sistema nervoso e o sistema articulatório. Em casos mais graves, pode infectar as meninges, causando a meningite tuberculose.
A bactéria causadora da amigdalite mais grave também é chamada de coqueluche ou Haemophilus pertussis. Ela ataca além das amígdalas, todo o sistema respiratório e pode causar febre e calafrios. Em alguns casos, podem ocorrer convulsões decorrentes do aumento da temperatura corporal. Essa doença ataca principalmente crianças.
De todas essas 10 doenças, 5 são causadas por bactérias que, de acordo com a OMS, foram classificadas como resistentes a antibióticos. Isso significa que há gente a mais cinco tipos de antibióticos diferentes.
O primeiro tipo delas é a sífilis. A sífilis pode ser diagnosticada em três estágios: primário, secundário e terciário. No primeiro estágio, tem-se uma ferida labial ou genital. Na segunda fase, essa bactéria migra para o sistema interno, causando inflamações em todos os órgãos. Na terceira fase, ela atinge o sistema nervoso central, podendo causar paralisia e levar ao óbito.
A gonorréia é a segunda doença causada por uma bactéria, chamada Neisseria gonorrhoeae. Ela causa uma inflamação em todo o canal urinário, principalmente no final, que é o canal da uretra. O que ela faz é inflamar, degradando o canal urinário, fazendo com que a urina saia em gotas. A cor da urina pode variar desde muito transparente até um amarelão muito grosseiro.
A cólera é causada pela bactéria Vibrio cholerae, que se encontra em águas contaminadas. Qualquer tipo de água que esteja contaminada e a criança tenha contato com essa bactéria, ela pode ter sérios tipos de infecções intestinais.
A peste negra, também chamada de peste bubônica, é causada pela bactéria Yersinia pestis. Ela matou um terço da população na Europa no século 14. Ela ataca os nossos linfonodos, que são também chamados de gânglios. Eles ficam inchados e começam a extravasar líquido linfático, causando inflamações e até ferimentos externos. Essa doença também pode causar necrose nas extremidades do corpo e determinando manchas pretas espalhadas por toda a pele. Por isso o nome peste negra.
O tétano, também conhecido antigamente como “morte sorridente”, é causado pela bactéria Clostridium tetani. Quando essa bactéria entra por uma perfuração profunda na pele, ela se dissemina por toda a musculatura, liberando uma toxina. Essa toxina vai para dentro da célula muscular, causando contração muscular prolongada. A célula muscular não relaxa, o que provoca uma contração muscular constante em todo o corpo. Por isso é chamada de “morte sorridente”, porque contrai toda a musculatura da face, deixando as pessoas com um sorriso horrível.
Outra doença bacteriana grave é a meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria é especializada em causar inflamações nas meninges cerebrais. Ela ataca principalmente a aracnoide causando o aumento da pressão craniana. Quando essa bactéria chega ao cérebro, ela causa inflamação no cérebro, podendo levar a óbito.
Existe também a bactéria causadora da hanseníase, também chamada de lepra. Essa bactéria é chamada de Mycobacterium lepromatosis. Ela causa inflamações tanto internas quanto externas. As formas de contaminação são muito fáceis e rápidas, seja pela saliva, pelo ar ou até pelo contato com a ferida do infectado.
E se você gosta de alimentos em conserva, seja os artesanais ou os industriais, eles podem apresentar uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Caso essas latas estejam amassadas ou a conserva esteja alterada, ela pode invadir o nosso organismo ao nos alimentarmos. Essa bactéria vai liberar uma toxina que vai paralisar toda a nossa musculatura, inclusive os músculos respiratórios, levando à parada cardiorrespiratória.
E nada, parece que eu já ouvi falar dessa bactéria. Sabe onde? Quando se aplica o botox, né? Pois é, essa bactéria, Clostridium botulinum, é a mesma em que a toxina é utilizada para o botox.
Bom, se você gostou desse texto, não se esqueça de dar aquele like, se inscrever no canal e ativar o sininho para receber notificações dos próximos vídeos. Até a próxima!
Fonte: DOENÇAS BACTERIANAS PARA ENEM – BACTÉRIAS – PROTISTAS por Biologia em Foco