Pular para o conteúdo

Dicas de enfermagem para cuidar de pacientes com hipoglicemia e diabetes.

  • por
  • posts


Olá, nós estamos ao vivo! Aposta na produção enfermagem seja muito bem-vindo ao nosso canal Produção Enfermagem. Está falando com você o Fabiano e hoje eu quero falar um pouco sobre o paciente diabético. Vamos falar hoje sobre hipoglicemia. Se você ainda não se inscreveu no nosso canal, se inscreva!
Primeiramente, vamos falar sobre as hipóteses e miúdas relacionadas ao paciente diabético. Ele tem uma disfunção metabólica, podendo apresentar tanto hiperglicemia (aumento da glicemia) quanto hipoglicemia (diminuição da glicemia). Hoje vamos falar basicamente da hipoglicemia.
Quando falamos de hipoglicemia, estamos nos referindo a uma glicemia abaixo de 60 mg/dL. É importante saber identificar os sintomas dessa condição. Alguns sinais e sintomas da hipoglicemia incluem tontura, boca seca, suor excessivo e sudorese pegajosa e fria. Além disso, pode haver rebaixamento do nível de consciência, confusão mental, taquicardia e sensação de morte iminente.
É importante lembrar que a hipoglicemia não afeta apenas os pacientes diabéticos, podendo ocorrer também em casos de jejum prolongado, atividade física intensa, entre outros. Um exemplo é o recém-nascido, que pode fazer hipoglicemia se ficar sem se alimentar.
Se suspeitarmos que o paciente está em hipoglicemia, podemos oferecer a ele açúcar, pois a quantidade de açúcar oferecida não tem o poder de causar danos. Porém, sempre devemos estar atentos aos sintomas mais graves, como confusão mental, suor excessivo intenso, rebaixamento do nível de consciência e desmaio. Nesses casos, é necessário oferecer glicose por via oral, como mel, pasta de açúcar ou gel de glicose, por exemplo.
É importante ressaltar que, se o paciente estiver desmaiado, não devemos oferecer nada por via oral, pois ele pode aspirar o alimento e apresentar complicações.
Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.
No final dessa aula, vou deixar na descrição do vídeo um curso de 80 horas sobre atendimento pré-hospitalar, por um valor muito acessível.
Então, os sinais de hipoglicemia incluem tontura, suor excessivo, palidez cutânea, rebaixamento do nível de consciência e confusão mental. As intervenções envolvem oferecer açúcar, glicose ou pasta de açúcar ao paciente. Em casos mais graves, podemos precisar realizar a ressuscitação cardiopulmonar.
Lembrando que em um outro vídeo falarei sobre a ressuscitação cardiopulmonar em pacientes com hipoglicemia.
Fonte: Hipoglicemia – Cuidados De Enfermagem Ao Paciente Diabético por Enfermeiro Fabiano Vitoriano Profissão Enfermagem