Pular para o conteúdo

Descubra os alimentos que causam azia com o Dr. Juliano Teles

  • por
  • posts

Alimentos que Causam Azia e Queimação

E aí pessoal, tudo bem? Sejam muito bem-vindos a mais um vídeo do nosso canal. Hoje vamos falar de alguns alimentos que causam azia e queimação. Vocês vão gostar muito, acompanhem o vídeo.

E aí, pessoal! Aproveitando que vocês estão aí, quem não for inscrito no nosso canal, aproveita para se inscrever. Se vocês gostaram do vídeo, dê um joinha (like). Compartilhe o vídeo com seus amigos e familiares. Tá bom? Bom, pessoal, quantas pessoas que a gente conhece no nosso dia a dia que têm muita azia, muita queimação? Parece ter um vulcão saindo pela boca de tanto que queima. E a pessoa come qualquer coisa, passa mal. Mas existem alguns alimentos, isso é variável de pessoa para pessoa, que têm esse efeito. Tem alimento que pega a pessoa, ela fala: “Nossa, eu não posso comer tal alimento, porque quando eu como esse alimento à noite, eu não consigo dormir, parece que tem aquela aquele fogaréu, ele sobe um fogo até pelo ouvido”. É muito interessante que cada pessoa tem uma queixa diferente em relação à azia e queimação. Tem pessoas que têm muito mais à noite, na hora de dormir, e chegam a regurgitar, voltar o alimento pela boca durante a noite quando estão dormindo. Chegam a acordar com falta de ar. E tem outras pessoas que têm durante o dia e ficam sentindo aquela queimação durante o dia todo, passando muito mal e com dificuldade, na verdade, de trabalhar. Como é que você trabalha com queimação, com azia sem parar? Dependendo do trabalho, principalmente nos trabalhos manuais, que você precisa abaixar o seu corpo, inclinar o seu corpo para a frente, às vezes regurgita a volta ainda mais. A acalasia…

Existem alguns alimentos clássicos que provocam isso mesmo em pessoas saudáveis e que não têm absolutamente nada. Quando comem esses alimentos, uma porcentagem muito alta dessas pessoas sente uma queimação. Um destes produtos são os embutidos, mortadela, salame, calabresa, principalmente apimentada. Então, as pessoas comem e ficam arrotando, voltando aquele alimento durante o dia todo. A pessoa comeu no café da manhã, a mortadela, chega à noite a pessoa tá com gosto de mortadela, um gosto de salame como vestido ainda na boca. E isso é uma das causas importantes de azia e queimação. Então, se esse for o seu caso e você perceber isso, é melhor você eliminar esse ciclo de alimentos da sua vida.

Outro alimento muito comum que as pessoas sempre comentam são os derivados do milho verde. Não o milho em si, o milho na espiga, mas bolo de milho, curau, pamonha. As pessoas comem esse tipo de alimento e sentem muita azia, muita queimação, muita dificuldade, parece de digestão. Tem outras pessoas que não sentem nada, mas uma porcentagem sente.

Um terceiro alimento que causa muitas vezes queimação são os refrigerantes. Olá, pessoal! Pessoal esqueceu a maioria das pessoas que, quando estão com sede, tem que matar cedo com água ou suco natural, uma água com limão que é muito bom para nossa saúde. Mas não, as pessoas, muitas pessoas matam a sede com refrigerantes. E o refrigerante, infelizmente, é um veneno, é um veneno que está em todas as esquinas, em todos os lugares, em todos os lares. Infelizmente, estão refrigerantes. E tem pessoas que só bebem refrigerante. O item muita azia e muita queimação e nos procuram às vezes para resolver, querendo um remédio para resolver a queimação, mas não querem abrir mão de deixar de tomar o refrigerante. É a mesma coisa que você está com um prego enfiado no seu pé e você querer remédio para dor. Não adianta, tem que arrancar o prego. O refrigerante é uma coisa que tem que ser eliminada do nosso dia a dia. Um negócio desse, além de fazer mal para nossa saúde, porque não só causa queimação, mas o estrago que isso faz com aditivos, com corantes, uma grande quantidade de açúcar.

Falando em açúcar, o açúcar é outro grande vilão de causar azia, queimação, refluxo muito forte. Pessoas que comem doce com a barriga vazia, só chegam em casa com fome, em vez de pegar alimentos de verdade, vão com uma barra de chocolate, vão ter um doce. Eu comi grande quantidade de doce e depois disso fica passando muito mal. Só que isso se torna um hábito, muita frequência. Porque toda a família faz isso, então você acha que é normal passar mal. Seus pais passam, seu marido/esposa passa, seus filhos passam. Faz parte, né? Todo dia é aquela mesma rotina, essa alimentação inadequada e a gente se olha para um pouco os lados, né? Vá, tá todo mundo. É normal, é normal, faz parte. Mas não é verdade. A gente precisa parar às vezes, falar comigo, o que que tem que fazer na minha vida? Eu realmente mudar a minha saúde. Nós temos que pensar. Pense bem, pense. O que que você está fazendo errado que pode estar prejudicando a sua saúde? E pode ser um dos fatores que eu tô falando.

Outro fator impressionante como agride e causa muito refluxo é o trigo. Eu tenho pacientes que vêm até o consultório com queixa de refluxo gastroesofágico com azia e queimação. Faz endoscopia, tá tudo feio esôfago da pessoa, tanto que a pessoa tá entendendo por erro alimentar. Como é que eu resolvo isso? Aí que eu resolvi: a pessoa mudar de vida. Tire o trigo da sua vida, tire o refrigerante, tire o doce, eles embutidos. Mastigue melhor, tenha um pouquinho mais de tempo para se alimentar. Infelizmente, a correria do dia a dia e a pessoa não tem tempo nem para mastigar ou a Hoje o almoço tem que ser muito rápido ou a pessoa come trabalhando. Tá mal, mas sigam o alimento. A gente tem que sentar na mesa, de preferência com a família. Eu sei que para muitos isso é utopia, não é? A gente tem que tentar resgatar o que era feito no passado. Sentar, conversar um pouquinho com a sua família na hora do almoço, comer devagar, sentir o sabor dos alimentos, lembrar de como a gente foi feito para mastigar.

E no dia a dia, as pessoas não mastigam, engolem um alimento rapidamente. E isso está causando um monte de doenças nas pessoas. Então, o trigo é mais uma dica que eu dou para vocês retirarem da sua alimentação. Queria que vocês refletissem. E você que está aí, que acompanha o vídeo até aqui, fale para mim: se você é uma pessoa que se preocupa com a sua alimentação, se você é uma pessoa que serve de exemplo para outras pessoas seguirem ou você é um mau exemplo, come coisas ruins na frente dos seus filhos. Isso não é legal. Deixa aqui nos comentários, tá bom? Grande abraço. Espero vocês no próximo vídeo. Tchau, tchau!

Fonte: Alimentos que causam AZIA | Dr Juliano Teles por Dr Juliano Teles