Pular para o conteúdo

Como tratar a Gastrite e Metaplasia Intestinal: guia completo para a cura

  • por
  • posts

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje vou gravar um vídeo para falar um pouco sobre gastrite e compartilhar um pouco da minha experiência pessoal.

Há alguns anos, mais ou menos 4 anos, eu não fazia nenhum exame de endoscopia ou biópsia para avaliar a minha gastrite. Na época, eu não tinha plano de saúde, então resolvi cuidar da minha saúde através da alimentação. Eu comia de tudo, mas algumas coisas realmente não me davam dor.

No entanto, no mês passado, eu tive três crises consecutivas de gastrite. Durante esses dias, eu senti muita dor e não consegui dormir por causa disso. Descobri que não posso mais tomar suco de abacaxi, mesmo depois de anos sem ter gastrite. Também percebi que quando como muito chocolate, acabo tendo muita azia e dor no estômago.

Foi então que decidi fazer um novo exame de endoscopia e biópsia para avaliar como estava a minha gastrite. Para minha surpresa, o resultado mostrou que a gastrite estava leve e com poucos sinais de H. pylori. Fiquei muito feliz e pensei que a metaplasia intestinal também não estava presente.

No entanto, quando fui buscar o resultado da biópsia, descobri que a metaplasia intestinal tinha voltado. Fiquei desesperada e com medo. Esse é o tipo de coisa que eu não queria ver novamente. Liguei para o meu marido, expliquei a situação e ele me incentivou a buscar tratamento.

Fui a uma médica conhecida no hospital em que eu trabalho e pedi orientação. Ela me explicou que acredita-se que a metaplasia intestinal pode voltar em pouco tempo se não for tratada, e que é necessário fazer um tratamento com antibióticos.

A médica me perguntou se eu poderia comprar o remédio Nexo ou se preferia comprar o mais barato. Optei pelo mais barato, que era o Esomeprazol. Comprei o medicamento para dois meses, mas foi bem caro. Apesar disso, estou fazendo o tratamento.

Além disso, cortei refrigerantes e café da minha dieta e tenho evitado comer chocolate. Tenho me alimentado de frutas, como uva, manga e goiaba, e tenho comprado limão para fazer suco. No geral, estou investindo em uma alimentação mais saudável.

Espero que essas informações sejam úteis para vocês. Se você também está passando por problemas com gastrite, compartilhe nos comentários e deixe suas sugestões e dicas. Estou à disposição para responder as perguntas que eu souber. Fiquem todos com Deus e tenham um ótimo dia!

Fonte: Gastrite x Metaplasia intestinal – Como se curar por Alice Dias